Artigos do Governador 2021/22

“O crescimento do Rotary também passa por haver quem queira, voluntariamente, juntar-se à Organização”

Depois de um mês de julho dedicado à Transmissão de Mandatos, eis-nos chegados a agosto, mês tradicionalmente preferido pelos portugueses para as merecidas férias após um exaustivo ano de trabalho.

Mas em Rotary não há férias!

Com a entrada do mês de agosto é tempo de continuarmos a trabalhar e pensarmos como concretizar o desafio lançado pelo Presidente Shekhar Mehta: aumentarmos o nosso quadro associativo para 1,3 milhões até julho de 2022! Desde há cerca de 20 anos que somos aproximadamente 1,2 milhões de Rotários e essa é uma tendência que temos de inverter. O Mundo, nesta era Covid, cujos efeitos perdurarão nas sociedades mais frágeis, precisa cada vez mais que os Rotários contribuam na transformação das suas vidas. Para isso torna-se necessário que a nossa Organização cresça em número de associados, alargando, assim, o âmbito da nossa ação com mais e arrojados projetos de serviço.

O que podemos então fazer? Each one bring one, propõe o Presidente Shekhar! Vamos, contudo, fazê-lo com sustentabilidade! Não basta levarmos um possível novo associado às nossas reuniões festivas e depois admiti-lo. Não! Levemo-lo às nossas reuniões de trabalho! Levemo-lo a participar em qualquer ação de serviço fora da sede para ele perceber que os Rotários são pessoas de ação. Também é importante que esse possível novo associado perceba que seguimos um padrão de vida ditado pela integridade, que advém da Prova Quádrupla que nos é proposto fazer regularmente. Depois, bem, depois mostremos-lhe a ação dos Rotários no mundo e demonstremos o orgulho por pertencermos ao Rotary. Se depois de tudo isto esse possível novo associado mantiver o interesse e mostrar as qualidades necessárias, então sim, que o clube lhe abra as portas e o receba como mais um Companheiro na nobre caminhada do SERVIR.

O crescimento do Rotary também passa por haver quem queira, voluntariamente, juntar-se à Organização. Para isso, precisamos de mostrar à comunidade quem somos e o que fazemos. Precisamos de atuar fora das salas de reunião! Temos, sobretudo, de ter projetos! Projetos que permitam envolver todos os Companheiros do clube, permitindo aos associados sentir que ser rotário faz a diferença.

Outra forma de colaborar no crescimento do nosso Movimento é promovendo a criação de novos clubes, abrindo assim a oportunidade a outros de trabalharem em prol da sua comunidade.

Não esqueçamos ainda o forte manancial que advém da integração das Novas Gerações para o crescimento da Organização. De um clube Interact ou Rotaract bem dinamizado e bem integrado nos valores do Rotary e motivado para servir, sairão, seguramente, muitos Rotários. O caminho para o crescimento não será, naturalmente, igual para todos os clubes, mas cada um, per si, encontrará a melhor maneira de aumentar o seu Quadro Social integrando pessoas que contribuam para o fortalecimento do clube com a sua capacidade de Dar de si antes de pensar em si. “You may say I´m a dreamer”, mas não quero ser o único.

Desejo, veementemente, que todos sonhemos e nos tornemos agentes de mudança quer na vida daqueles a quem o nosso serviço se dirige, quer na vida daqueles que se juntarem a nós porque ao Servir Para Transformar Vidas damos vida aos sonhos de muitos homens e mulheres no Mundo!

Um forte abraço!