Rotary Portugal D1970

Gordon McInally escolhido para presidir Rotary International 2023-24

Gordon McInally, do Rotary Club de South Queensferry, na Escócia, foi escolhido pela Comissão de Indicação para a presidência do Rotary International, em 2023-24. Será declarado presidente indicado oficialmente no início de outubro, se não surgir nenhum candidato opositor.

Defendendo que “o quadro associativo é a força motriz da nossa organização”, McInally considera ainda que “a flexibilidade hoje existente deveria ser usada para a constituição de clubes com novos estilos que seriam atrativos para segmentos demográficos diferentes”.

McInally elogia a capacidade de adaptação tecnológica do Rotary durante a pandemia de Covid-19, afirmando que a abordagem deve continuar e ser combinada com o melhor das nossas práticas passadas, já que o Rotary procura crescer e incrementar o envolvimento dos seus participantes. “Identificamos nas comunidades uma vontade de cuidar do próximo, e devemos incentivar as pessoas que abraçaram recentemente o conceito de voluntariado para que se unam a nós para desenvolverem a sua prestação em serviços humanitários”, diz ele.

Cirurgião-dentista formado na Universidade de Dundee, McInally foi presidente da Sociedade Britânica de Odontopediatria e ocupou vários cargos académicos. Foi presidente do Conselho da Congregação da Paróquia de Queensferry e comissário da assembleia geral da igreja.

Associado do Rotary desde 1984, McInally já foi presidente e vice-presidente do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda. Também serviu o Rotary International como diretor e membro/presidente de várias comissões. Atualmente, é conselheiro da Comissão da Convenção de Houston de 2022 e vice-presidente da Comissão de Revisão de Operações.

McInally e a sua esposa, Heather, são Doadores Extraordinários e Benfeitores da Fundação Rotária, sendo também membros da Sociedade de Doadores Testamentários.