Artigos do Governador 2021/22

Foi um ano trabalhoso? Foi! Mas também foi um ano de muitas amizades que seguramente vão prevalecer!

Caros Companheiros,
E eis-nos chegados ao fim do ano rotário!
Valeu a pena todo o esforço despendido? – poderão perguntar os Companheiros.
Sim, valeu!


Quando há alguns anos fui convidado a integrar o Rotary Club de Chaves nunca me passou pelo espírito poder vir a servir o Movimento como Governador do Distrito e essa acabou por vir a tornar- -se uma das melhores experiências que vivi até agora.


Nas Visitas Oficiais, a Emília e eu tivemos a oportunidade de conhecer gente fantástica que faz coisas fantásticas, gente que todos os dias se entrega de alma e coração a “Dar de Si antes de Pensar em Si”, transformando muitas vidas anónimas e dando-lhes, assim, um sentido por vezes julgado perdido.
Foi um ano trabalhoso? Foi! Mas também foi um ano de muitas amizades que seguramente vão prevalecer!
Apesar de ainda termos vivido um ano rotário ensombrado pela pandemia e, ultimamente, também pela guerra, o nosso Distrito 1970 saiu reforçado. Podemos não ter atingido o objetivo proposto pelo Presidente Shekhar Mehta de “each one bring one”, mas reencontrámo-nos presencialmente e reforçámos o humanismo que enforma o Movimento Rotário quando demos as mãos criando projetos que transformaram vidas.
Tal como o nosso Presidente Shekhar Mehta disse, um barco não é feito para ficar no porto: deve sair para o oceano e enfrentar todo o tipo de desafios.


Da mesma forma, nós, Rotários, devemos fazer o mesmo: não se esqueçam de que, por mais alterosa que seja a onda que encontrarmos pelo caminho, ela poderá sempre ser colocada ao nosso serviço, empurrando-nos e ajudando-nos a deslizar e ir mais longe, qual surfista em cima da sua prancha!
Quero, igualmente, deixar-vos uma palavra de profundo agradecimento por todo o trabalho notável prestado durante este ano ao serviço dos outros em completa parceria, independentemente do cargo ocupado em Comissões, Clubes Rotary, Rotary Kids, Interact e Rotaract.


Vocês são uma inspiração! Também aproveito esta oportunidade para agradecer, Companheiros, a vossa presença e participação na 39ª Conferência do Distrito 1970. Subordinada a um tema sobre o qual se torna cada vez mais premente refletir, o sucesso deveu-se à excelência de um conjunto de momentos em que, atores de um e do outro lado, se entregaram à partilha de emoções, trabalho e companheirismo.
Meus Caros Companheiros: nada teria sido possível sem a vossa presença e envolvimento. Mais uma vez, usando as palavras do nosso Presidente, “Together we can! Together we will!”
Um forte e sentido Obrigado!


E concluo reiterando a minha gratidão pela oportunidade e privilégio que tive de, em conjunto convosco, Servir para Transformar Vidas.
Um forte e sentido abraço.