Artigos do Governador 2021/22

Precisamos de respeitar e investir na Mãe Terra

Caros Companheiros,
Chegado o mês de abril, aquele dedicado em Rotary à Saúde Materno-infantil, cumpre recordar com Nelson Mandela que “a história nos julgará pela diferença que fizermos na vida de todos os dias das crianças”. E essa diferença começa logo no momento em que a criança principia a desenvolver-se no ventre materno.
Os primeiros anos de vida são cruciais. Quando as crianças recebem cuidados e uma nutrição adequada, têm melhores condições para sobreviverem, crescerem com saúde e desenvolverem-se física, mental, social e emocionalmente. É, assim, fundamental assegurar uma alimentação e saúde adequadas, o acesso a água potável, saneamento, promover hábitos saudáveis que previnam e tratem as principais causas de mortalidade infantil, como a pneumonia, a diarreia e a malária.


Deste modo, os nossos programas com focagem na mulher aumentam o acesso a profissionais qualificados da área de saúde, como médicos, enfermeiras, parteiras ou agentes de saúde em geral que previnam a morte de recém-nascidos, bem como defendam a saúde da própria mulher.
Este é um compromisso dos rotários e é isso que temos vindo a fazer: garantir a todas as crianças a oportunidade de crescerem de forma saudável.


Quero, ainda, recordar-vos, Companheiros, que o próximo dia 22 é aquele que se convencionou designar como Dia da Terra, e faço-o não só como uma chamada de atenção para a necessidade de preservarmos o espaço que ocupamos mudando o nosso comportamento no que respeita à utilização parcimoniosa dos recursos que o Planeta nos oferece, mas também porque o Meio Ambiente passou a constar como outra das áreas de enfoque do Rotary. Não é que a proteção do ambiente seja inovadora para os clubes rotários, pois muitos já o vêm fazendo desde há muito. A diferença é que agora podemos fazê-lo também a nível global.


É importante que cada um de nós e todos, em conjunto, sejamos capazes de encontrar formas de fazer face aos desafios causados por eventos climáticos extremos que já nos vêm assolando cada vez mais regularmente levando ao aumento de perdas económicas que contribuem para o maior empobrecimento de comunidades por vezes já de si mesmas vulneráveis.


Precisamos de respeitar e de investir na Mãe Terra se queremos um futuro promissor para a Humanidade.
Antes de concluir, quero convidar-vos, Companheiros, a estarem presentes na XXXIX Conferência do Distrito 1970 que se realizará em Chaves, nos dias 20, 21 e 22 do próximo mês de maio, e cujo tema será Água, Essência de Vida!
A abordagem deste tema tornar-se-á uma oportunidade para refletirmos sobre o que fazemos e como poderemos fazer mais e melhor para continuarmos a Servir para Transformar Vidas.
Recebam um forte abraço.

,