Artigos do Governador 2021/22

”A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos” – Albert Einstein

Caros Companheiros,

Chegados a fevereiro, mês em que festejamos o aniversário da fundação do nosso movimento rotário – 23 de fevereiro de 1905, data em que Paul P. Harris, Gustavusloehr, Silvester Schiele e Hiram E. Shorey se reuniram no escritório de Loehr para a ocasião que ficaria conhecida como a primeira reunião de Rotary Club, logo, data da fundação do movimento – somos igualmente levados a refletir sobre o tema proposto para este mês rotário: PROMOÇÃO DA PAZ E COMPREENSÃO MUNDIAL.


Parecendo, embora, tais temas muito diferentes parece-me que se trata de duas temáticas que se correlacionam intimamente, porquanto nós, rotários, acreditamos que, quando se trabalha em prol da paz nas comunidades, isso pode ter um impacto global, pois, e recorrendo às palavras de Nelson Mandela, ”a paz é a maior arma para o desenvolvimento que qualquer povo pode ter”.


É assim que há 117 anos a paz está no centro da nossa missão, com a organização humanitária que somos; e tambem assim que, por meio de projetos e do apoio a bolsas de estudo na área da paz, os Centros Rotary pela Paz têm vindo a treinar bolsistas para se tornarem catalisadores da paz nas mais diversas vertentes: nas suas carreiras profissionais, a nível governamental, na área educacional ou em organizações internacionais.


É nossa missaã lidar com as causas dos conflitos, com a pobreza, a discriminação, a luta pelo acesso a água potável, as tensões étnicas, a falta de acesso à educação e a desigualdade social e, através dos mais diversos projetos de serviço, procurar debelar essas causas.


Convém, contudo, também não esquecer as consequências dos conflitos. Estima-se que, atualmente, cerca de 70 milhões de pessoas estão deslocadas como resultado de conflitos, violência, perseguição e violação de direitos humanos. E metade delas são crianças!


É aqui que o nosso compromisso com a consolidação da paz aborda novos desafios: temos de causar o maior impacto possível e concretizar a nossa visão de criar mudanças duradouras.


Para isso é necessário que. Ampliemos o conceito e consolidação da paz no sentido de uma maior coesão e inclusão. Para isso é necessário que continuemos a celebrar Rotary e os seus valores de companheirismo, liderança, integridade, diversidade e serviço. Para isso é necessário que cada um de nós sinta que o nosso Clube é onde pertencemos, é onde gostamos de estar e que nos orgulhemos por termos sido distinguidos ao sermos convidados para participar deste grandioso movimento.
Vamos celebrar Rotary, vamos celebrar a paz!

Recebam um forte abraço.

,