Rotary Portugal D1970

117 anos a unir pessoas de diferentes culturas e continentes

“Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar”

  • Paul Harris (fundador do Rotary)

Hoje, por todo o mundo, o movimento rotário está em festa. O Rotary Internacional celebra neste dia, 23 de fevereiro, o 117º aniversário.


117 anos a unir pessoas de diferentes culturas e continentes para promover a paz, combater o analfabetismo e a pobreza, fornecer água potável e saneamento, e prevenir e tratar doenças.

Foi nesta data que, em 1905, nos Estados Unidos, o advogado Paul Percy Harris, ao reunir-se com os amigos Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele, revelou sua intenção de fundar um clube de serviços, formado por profissionais de diferentes setores para que pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.
E foi graças à visão estratégica e futurista de Paul Harris que nasceu o primeiro Rotary Club, na cidade de Chicago.

O movimento cresceu e, 16 anos após a sua fundação, o Rotary já tinha clubes em seis continentes.
Hoje, é constituído por cerca de 1,4 milhões de rotários e mais de 46 mil clubes em mais de 200 países, por todo o mundo.

Nunca o Rotary teve medo de sonhar alto e definir metas ambiciosas. Um dos exemplos – e que tem sido uma das principais bandeiras do movimento – é a luta contra a pólio, que teve início em 1979, com um projeto para imunizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Graças ao trabalho dos rotários, em conjunto com instituições e organismos parceiros, o progresso foi incrível: em 1988, a doença assolava 125 nações; atualmente, a pólio continua endémica em apenas dois países. Mais de 3 bilhões de crianças já foram imunizadas contra a doença.

Hoje, mais de um século após a sua fundação, o papel de Rotary é cada vez mais necessário no mundo.

Ao trabalharem em conjunto, agregando em seu redor instituições, organismos e voluntários, os rotários asseguram que, a cada passo, caminhamos na construção de um mundo melhor.