Deixo-vos com um desejo: façamos tudo ao nosso alcance para que este mês não nos esqueçamos de que todo o rotário é um profissional e um líder na sua atividade
Caros Companheiros,
Eis-nos chegados a dezembro, momento em que, por norma, somos levados a fazer o balanço do ano que finda e a
Caros Companheiros,
No dealbar de um novo ano, impõe-se desejar a todos os Rotários um excelente e profícuo ano de 2022, não só no âmbito pessoal mas também no profissional. Nesse sincero desejo não falta a vontade de que ele seja, igualmente, um ano repleto de oportunidades de Servir para Transformar Vidas.
E porque janeiro é, em Rotary, o mês dedicado aos Serviços Profissionais, deixem-me recordar que também na prática diária da nossa atividade profissional nós estamos a Servir.
Sendo os nossos clubes compostos por um quadro social baseado em classificações profissionais isso dá-nos a oportunidade não só de projetar os ideais éticos rotários no seio dos nossos grupos profissionais mas também, devido à diversidade assim criada, de potenciar a nossa ação junto das comunidades realizando projetos para os quais contribuímos com as nossas qualificações e o nosso saber profissional.
Recorrendo a ideias expressas pelo nosso fundador, Paul Harris, o Rotary seria um movimento de profissionais com sólidos princípios éticos e morais, independentemente da profissão que estes exercessem, valorizando, assim, todas as profissões e realçando a dignidade de qualquer ocupação útil. Ora, esta nota remete para a ação que os clubes anualmente levam a cabo no seio das suas comunidades: a de encontrar e decidir qual o membro da sociedade, local ou não, que entendem homenagear atribuindo-lhe o Prémio Rotário de Mérito Profissional. Deixem-me recordar que na fundação do nosso movimento, naquele dia 23 de fevereiro de 1905, e naquela que ficaria conhecida como a primeira reunião de um Rotary Clube, estiveram homens com profissões díspares: Paul P. Harris, advogado, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, Silvester Schiele, distribuidor de carvão e Hiram E. Shorey, alfaiate.
Não procuremos um profissional altamente qualificado apenas por isso. Procuremos, isso sim, um profissional íntegro e com provas dadas no que respeita à sua responsabilidade perante a comunidade onde está inserido.
E não nos esqueçamos que o Distrito 1970 tem vindo a desenvolver um programa de liderança para os jovens, o Programa Elevate Leadership, que teve a sua segunda edição no passado mês de dezembro e no qual se pretende desenvolver capacidades de liderança nos jovens participantes, considerando, todavia, os sólidos valores éticos e morais que enformarão futuramente as suas vidas pessoais e profissionais.
Deixo-vos com um desejo: façamos tudo ao nosso alcance para que neste mês não nos esqueçamos de que todo o rotário é um profissional e um líder na sua atividade.
Um bom início de 2022!
Um forte abraço.