Rotary Portugal D1970

Convenção Internacional Rotary 2022 foi convite para a diversidade, equidade, inclusão

Realizou-se entre os dias 4 e 8 de junho na cidade de Houston, Estados Unidos, a Convenção Internacional Rotary 2022. Estiveram na cidade texana rotários de todo o mundo, num evento marcado pelo regresso ao formato presencial após as duas últimas edições virtuais condicionadas pela pandemia.

Jennifer Jones, a presidente eleita do Rotary International, confessou-se animada quanto a ser a primeira mulher a ocupar o cargo, acreditando que tal “abre oportunidades para destacar e celebrar cada uma das nossas diversas perspetivas”.

“Todas nós trilhámos caminhos diferentes para chegar até aqui”, afirmou. “Algumas tinham um pai rotário, outras por sugestão do empregador, outras porque uma decisão do Supremo Tribunal permitiu que as mulheres se associassem… enfim, todas viemos por meio de alguém, de um convite. É por isso que estou determinada a aproveitar a diversidade, a equidade e a inclusão para promover este convite em todo o mundo rotário”, disse, destacando a linha orientadora para o novo ano rotário que se iniciará no dia 1 de julho.

Jennifer Jones desafiou os líderes do Rotary a serem pioneiros, e comprometeu-se a dar sequência à iniciativa do atual presidente do Rotary International, Shekhar Mehta, de empoderamento de meninas, destacando a sua boa receção em todo o mundo.

Os esforços pela Paz e a resposta do Rotary à guerra na Ucrânia foram frequentemente referidos durante a Convenção, com destaque para o auxílio às populações através do suprimento de bens, material médico e abrigo. O presidente Shekhar Mehta referiu que “[os rotários] abriram os corações e as suas casas”, e Olha Paliychuk, do Rotary Clube de Cherkasy, na Ucrânia, agradeceu a prontidão com que o Rotary se mobilizou. “A vossa ajuda salvou vidas, deu esperança e inspirou ucranianos como eu a proteger o nosso povo e pátria”, disse.

Também o combate do Rotary à poliomielite esteve em destaque, com um discurso de Hamid Jafari, diretor de erradicação desta doença na Organização Mundial da Saúde para a região leste do Mediterrâneo, em que referiu a inspiração recebida do espírito empreendedor dos rotários, mantendo o esforço global para erradicar a paralisia infantil.

Por defender os direitos das crianças a nível mundial, o Nobel da Paz Kailash Satyarthi recebeu de Shekhar Mehta o Prémio de Honra do Rotary International, e Antoni Slodkowski – Prémio Pullitzer em 2019 pela cobertura da repressão da minoria Rohingya em Mianman – recebeu o prémio Alumni por serviços globais 2021-22.

Os “novos horizontes” não foram esquecidos, com a presença de Charlie Duke, astronauta da missão Apolo 16 e décimo homem a pisar a lua.

Afirmando-se de “baterias carregadas” após estar presente em mais uma Convenção, José Alberto Oliveira, governador-eleito do Distrito 1970 para o próximo ano rotário, referiu em vídeo publicado nas redes sociais que tem pela frente um ano “cheio de trabalho pela diversidade, equidade e inclusão, para preparar o futuro do Distrito, o futuro do Rotary”. Aproveitou para lançar o desafio a todos os rotários para estarem presentes em Melbourne, onde decorrerá a próxima Convenção Internacional, esperando um evento “se calhar ainda maior”.

O Rotary International conta com 1.4 milhões de membros e tem a missão de servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundiais. A Convenção Internacional, realizada anualmente, é o seu mais importante evento, preparando o início de cada ano rotário, a 1 de julho.