Governador

GOVERNADOR 2023-2024

Duarte Besteiro

Duarte António Reis Besteiro, nascido no dia 5 de maio, tem uma trajetória que se desenrola entre notáveis realizações profissionais, cívicas e rotárias. É casado desde 1983 e tem dois filhos.

A sua formação académica é destacada pela Licenciatura em Economia obtida na FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1982. Além disso, a sua dedicação levou-o à inscrição como Técnico Oficial de Contas (TOC), e a aprimorar as suas habilidades de gestão através de um Curso Avançado de Gestão para Executivos na Escola de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica em Lisboa.

Profissionalmente, Duarte Besteiro ocupou ao longo dos anos, cargos de liderança em empresas do ramo alimentar e do ramo automóvel, tais como diretor financeiro, diretor geral e administrador. Desempenhou também um papel significativo como empresário/sócio fundador e administrador das empresas EGI/Silliker S.A, LQA Ambiente,Lda e Duarte Besteiro,Lda.

Seu envolvimento cívico passou por ter desempenhado o cargo de vereador na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e ter sido galardoado com a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Grau Ouro – Serviços Cívicos. Além disso, tem dedicado parte da sua vida ao associativismo, nomeadamente à Casa da Beira Alta, sediada na cidade do Porto e com o estatuto de Instituição de Utilidade Pública, onde ao longo dos anos desempenhou diversas funções, nomeadamente como membro da Direção, como membro do Conselho Fiscal e também como Vice-Presidente.

No campo rotário, Duarte Besteiro revela um compromisso único. Como membro do Rotary Club Gaia Sul, com a classificação rotária de Economia-Administração de Empresas, ocupou cargos de destaque, incluindo a presidência do clube e a liderança da Comissão do Intercâmbio Rotário da Amizade e da Comissão Distrital dos Serviços Internacionais do Distrito 1970. A sua influência estendeu-se também como Assistente do Governador em diversos clubes rotários . A sua dedicação também se manifestou no seu papel como Governador Designado para o Distrito 1970, bem como no cargo de Governador Eleito e Vice-Presidente da Comissão Distrital da Rotary Foundation. Desde 2021, passou a integrar o Conselho de Administração da Fundação Rotária Portuguesa e em 1 de Julho de 2023, assumiu as funções de Presidente do seu Conselho de Administração. Duarte Besteiro também desempenhou funções-chave na Direção da Associação do Distrito Rotário 1970 de Rotary International, e sua jornada culminou no papel de Governador do Distrito 1970.

Além de suas realizações profissionais e compromisso rotário, Duarte Besteiro é um exemplo de dedicação à comunidade e à promoção do bem-estar coletivo. A sua abrangente trajetória de realizações demonstra que integra as suas habilidades de liderança e sua paixão pelo serviço em todos os aspectos de sua vida.

GOVERNADOR 2023-2024
Duarte Besteiro

Rotary Club Gaia-Sul