Jennifer Jones
Rotary International

Mensagem Mensal da Presidente

Jennifer Jones

Presidente, 2022-23

Janeiro de 2023

Recentemente, o Rotary fez uma investigação com os seus membros e constatou algo que não deveria ser surpresa, mas que, mesmo assim, fez com que muitos de nós, na liderança da organização, parássemos e prestássemos atenção: o fator mais importante para a satisfação dos membros é a experiência que têm nos clubes. O quanto se sentem à vontade, o quanto as reuniões são gratificantes e o quanto se sentem envolvidos em projetos.

Este ano, vi isso em primeira mão em todo o mundo rotário. Quando os membros sentem uma ligação emocional com os seus clubes, não conseguem imaginar-se a sair. E essa ligação é, muitas vezes, criada em “momentos rotários” – quando as pessoas sentem um vínculo especial com aqueles ao seu redor e com o impacto dos seus serviços humanitários. A nossa ronda “Imagine o Impacto” visa dar destaque a esses momentos rotários e incentivar o nossos membros a contarem as suas histórias.

Mas há outra coisa que faz uma enorme diferença na construção e manutenção dessa ligação: garantir o conforto e zelar pelos nossos membros – rotários e rotaractistas. Como diz o meu amigo Todd Jenkins: “As pessoas não podem ver a sua forma de pensar, mas com certeza podem ver as suas ações.”

Estamos no setor de relacionamentos e, se cuidarmos uns dos outros, ao demonstrar uma preocupação genuína, criaremos amizades duradouras e faremos o possível para ampliar esse círculo de amigos.

A questão é: como podemos viver com os olhos bem abertos e fazer aquilo que realmente importa? Fazemos isso ao dedicar tempo ao próximo, ao escutar atentamente uns aos outros e ao tratar todos os membros do Rotary da mesma forma, independentemente do seu tempo de associação ou posição.

Pessoas como eu, na liderança do Rotary, podem dar todos os tipos de conselhos sobre como tornar a experiência proporcionada pelo seu clube mais valiosa. No entanto, o mais importante é que todos os membros, em todos os clubes, possam pronunciar-se e escutar uns aos outros. Nunca devemos ter medo de partilhar com os nossos companheiros do Rotary o que esperamos da nossa organização, ao conversarmos abertamente sobre formas de fazer com que tal aconteça.

Liderar um Rotary Club é viabilizar esse diálogo e estar disposto a testar novas abordagens. Fazer uma boa liderança é saber cedê-la, apoiar os outros e permitir que estes sintam a vitória.

Tenho um último pedido aos líderes de clube. Precisamos de fazer ainda mais, em todo o mundo, para aumentar a participação das mulheres. Houve um pequeno aumento este ano, mas sei que podemos e devemos fazer um trabalho melhor. O Rotary está a crescer novamente. Enquanto escrevo, estamos quase a superar a marca de 1,2 milhões de rotários novamente. Então, vamos redobrar o nossos esforços para impulsionar os nossos clubes com novos membros e, em seguida, mantê-los para a vida toda, ao zelar por eles enquanto prezamos pelo seu conforto.

Adaptado de: Rotary International