Artigos do Governador 2022/23, Rotary Portugal D1970

Mensagem Mensal do Governador

Serviços Profissionais em Ação

O conceito de Serviços Profissionais tem por base o segundo objetivo do Rotary onde somos incentivados a estimular e fomentar a difusão de altos padrões éticos na vida empresarial e profissional, o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a valorização da profissão como oportunidade de servir. Num mundo em mudança, onde o instinto de sobrevivência parece dominar a maioria das relações, incluindo profissionais, como rotários e rotárias podemos contrariar essa tendência usando as nossas competências, habilidades e conhecimentos profissionais para servir as comunidades. Essa atitude, que exige ação, poderá mudar a vida de muitas pessoas, de forma duradoura, e fazer a diferença. 

Experimente falar da sua profissão no seio do seu clube e aprender mais sobre as ocupações dos restantes membros. Desempenhe a sua profissão com integridade, inspire outros a agirem eticamente e ajude-os, especialmente os jovens, a alcançarem os objetivos profissionais, orientando-os e incentivando-os a desenvolverem-se profissionalmente. 

Recorde o Código Rotário de Conduta que, eventualmente, terá lido em público quando entrou para este movimento dedicado ao serviço:  Como rotário(a), comprometo-me a: (1) Agir com integridade e seguir altos padrões éticos em minha vida pessoal e profissional; (2) Ser justo(a) com os outros, demonstrando respeito por eles e pelas suas profissões; (3) Usar minhas habilidades profissionais e empresariais para, através do Rotary, orientar os jovens, ajudar pessoas com necessidades especiais e melhorar a qualidade de vida em minha comunidade e no mundo; e (4) Evitar comportamentos que prejudiquem a imagem do Rotary ou dos demais rotários.

O Rotary destaca a importância de todas as ocupações comprovando-o pela vasta gama de profissões representadas na nossa organização. Um clube rotário dinâmico tem no seu quadro associativo representantes de empresas, organizações e profissões locais, e celebra a sua diversidade de experiências e perspetivas. 

Integre ou forme um Grupo de Companheirismo relacionado com a sua profissão: Estes grupos internacionais, registados no Rotary International, são formados por rotários, familiares e antigos ou atuais participantes de programas do Rotary que partilham um interesse vocacional ou recreativo.

Seja voluntário num projeto: Use as suas habilidades profissionais para ajudar os outros e fazer a diferença. Pense nas competências que o(a) tornaram bem-sucedido(a) na sua carreira: talvez tenha um conhecimento específico em algum campo científico ou médico, possua experiência com ferramentas ou máquinas, saiba iniciar e gerir uma empresa, seja perito em gestão financeira ou possa influenciar outras pessoas através da oratória ou da escrita.

Partilhe os seus conhecimentos através da rede de recursos distritais: Informe o presidente da Comissão Distrital de Serviços Internacionais caso possua conhecimentos técnicos numa das áreas de enfoque do Rotary ou no planeamento e implementação de projetos, análise comunitária, mensurabilidade, avaliação ou outros aspetos de projetos de grande escala financiados por Subsídios Globais. Use as suas habilidades para ajudar clubes rotários locais a desenvolverem projetos duradouros com mais impacto.

Realize um evento de networking empresarial e desenvolvimento profissional na sua cidade, ofereça aconselhamento e orientação profissional e inspire a próxima geração. 

Imagine o Rotary

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970