Causas, Rotary International

Engenheira venezuelana dedica-se a levar água potável a comunidades necessitadas

Isis Mejias, uma engenheira venezuelana residente nos Estados Unidos, está dedicando sua vida profissional a um objetivo nobre: garantir acesso à água potável para comunidades que enfrentam escassez desse recurso vital. Crescendo em Caracas, Isis foi impactada pela falta de acesso regular à água em sua cidade natal, o que a motivou a explorar soluções científicas para esse problema.

Com o apoio do Rotary Club e de organizações sem fins lucrativos, Isis obteve bolsas de estudo que lhe permitiram estudar engenharia ambiental e tratamento de água. Durante seus estudos, ela desenvolveu um biofiltro acessível que utiliza bactérias para remover metais da água, uma inovação que promete transformar a vida de muitas comunidades carentes.

Além de seu trabalho acadêmico, Isis também se envolveu em projetos rotários que promoveram a colaboração entre clubes nos Estados Unidos e no Brasil. Ela é associada e ex-presidente do Rotary E-Club de Houston, onde liderou projetos para diagnosticar e tratar doenças infecciosas em sua terra natal, Venezuela.

Atualmente, Isis é diretora de consultoria da ERM, uma empresa de gestão de recursos ambientais, e fundou a Global Wash, uma ONG dedicada a auxiliar comunidades na implementação de projetos hídricos sustentáveis. Sua dedicação à causa da água e sua colaboração com o Rotary exemplificam o espírito de serviço e liderança que a organização promove.

Texto completo em: https://www.rotary.org/pt/engineer-follows-science-water