Paz
Rotary International

Cinco formas de apoiar os recém-chegados e os imigrantes

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) estima que existam atualmente mais de 100 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo. O número atingiu 89 milhões no final de 2021, de acordo com o último relatório global sobre pessoas deslocadas, e continuou a aumentar nos últimos meses, uma vez que oito milhões de pessoas foram deslocadas na Ucrânia e seis milhões tornaram-se refugiados noutros países.

Rotários e rotaractistas deram um passo em frente para responder à crise na Ucrânia. A partir de abril de 2022, as doações para o Fundo de Resposta a Catástrofes destinaram-se à ajuda humanitária aos refugiados ucranianos e comunidades afetadas pela guerra, tendo sido angariados mais de 15 milhões de dólares. Na altura da redação do presente relatório, a The Rotary Foundation financiou 421 subsídios no total de mais de 13,7 milhões de dólares para apoiar atividades em 30 países. Os distritos podem continuar a candidatar-se a estas subvenções para ajudar as comunidades afetadas pela guerra.

A 20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado. Esta celebração anual presta homenagem à força e à resiliência dos refugiados. As celebrações começaram em África, e as Nações Unidas adotaram subsequentemente uma resolução para celebrar o Dia em 2001, durante o 50º aniversário da Convenção sobre Refugiados de 1951. Refugiados, deslocação forçada e questões de migração estão aqui para ficar, e as alterações climáticas são suscetíveis de causar tensões adicionais. Eis cinco formas simples de os membros do Rotary, os nossos clubes e os nossos distritos poderem ajudar:

Promover a consciencialização para a causa

Em muitas regiões do mundo, o apoio aos refugiados, às pessoas deslocadas à força e aos migrantes é insuficiente. Rotários e rotaractistas podem ajudar a aumentar a consciência da sua situação e defender políticas humanitárias e de assistência, bem como investimento a longo prazo através da educação e oportunidades de emprego. Os clubes podem dedicar uma ou mais reuniões a explorar formas de os seus membros se envolverem nestas iniciativas. Formas distintas de o fazer poderiam ser:

Convidar refugiados ou migrantes como oradores, ou um representante de uma agência que trabalhe diretamente com recém-chegados;

Organizar eventos em colaboração com recém-chegados e agências de acolhimento comunitário.

Por exemplo, graças a um membro do meu clube que ensina numa universidade, foram disponibilizadas duas bolsas de estudo completas e alojamento a mulheres afegãs. Este tipo de apoio faz realmente a diferença.

Apoiar os refugiados onde quer que viva

Muitos rotários e rotaractistas têm fornecido abrigo a refugiados. Outros ajudam os recém-chegados a inscreverem-se nas aulas, a encontrar emprego ou simplesmente a certificarem-se de que suprem as suas necessidades básicas. No mês passado, o Rotary International organizou um webinar sobre o Apoio aos Refugiados nos Estados Unidos: Oportunidades e Recursos da Welcome.US e Rotary. Welcome.US é uma organização sem fins lucrativos que visa facilitar a reinstalação de refugiados afegãos e ucranianos nos Estados Unidos. Se desejar, pode assistir à gravação do seminário. Além disso, a Welcome.US desenvolveu recursos para as comunidades americanas interessadas em apoiar os refugiados. Existem iniciativas semelhantes noutros países onde se pode envolver de forma particular ou como parte de um projeto de clube.

Ser voluntário em organizações sem fins lucrativos

Os refugiados precisam de ajuda para se instalarem nas suas novas comunidades, e pode ser voluntário para ajudar. Se fala um determinado idioma, pode servir como intérprete, ou talvez possa ensinar os recém-chegados a língua local. As crianças refugiadas precisam frequentemente de ajuda na escola: pode oferecer-se para tutor após o horário escolar ou ajudar a organizar atividades recreativas. Também pode ajudar a obter livros no seu idioma para crianças refugiadas, como outro rotário do meu clube faz para crianças afegãs através da sua organização sem fins lucrativos. Ou pode ajudar os adultos a adquirir competências, escrever o seu CV, prepará-los para uma entrevista de emprego, ou trabalhar com o seu empregador para criar oportunidades profissionais para os recém-chegados. Há muitas hipóteses de prestar apoio e as organizações locais sem fins lucrativos que trabalham com refugiados podem aconselhá-lo a si ou ao seu clube sobre como se envolver.

Realizar projectos internacionais

A maioria dos refugiados em todo o mundo são-no há muitos anos e vivem em campos que não atraem a atenção dos meios de comunicação social. Os subsídios globais e distritais da The Rotary Foundation são excelentes veículos para proporcionar melhores oportunidades aos refugiados dentro das áreas de enfoque do Rotary. Os projetos também podem ser implementados fora dos mecanismos de subvenção da The Rotary Foundation e podem ter de ser implementados se o tipo de apoio que se pretende conceder não for elegível para um subsídio. Tem havido muitos projetos maravilhosos deste tipo, incluindo um que fornece refeições aos refugiados venezuelanos. Ver Rotary Showcase para mais exemplos de como a comunidade rotária apoia os recém-chegados, tanto a nível local como internacional.

Doar para a The Rotary Foundation e outras organizações de renome

As doações são essenciais para que as organizações sem fins lucrativos sirvam os refugiados, as pessoas deslocadas à força e os migrantes. Pode apoiar iniciativas lideradas por membros do Rotary ao doar para o seu clube ou distrito, iniciativas de resposta ou para a The Rotary Foundation. Também pode doar a outras organizações de renome com uma longa história e experiência na reinstalação de refugiados.

O Grupo de Acção Rotária sobre Refugiados, Deslocação Forçada e Migração foi fundado em Novembro de 2020 para ajudar rotários e rotaractistas, assim como clubes e distritos, a fazer um bom trabalho nesta área. A adesão é gratuita, por isso junte-se a nós inscrevendo-se online.

Traduzido de Las Voces de Rotary