Redes Sociais
Rotary International

Oito dicas para construir uma presença forte nas redes sociais

Por Taiwo ‘Orbs’ Okunlola, Assistente do Presidente da Comissão de Imagem Pública do Rotaract Club de Surulere South, Lagos, Nigéria

Como consultor de marketing de marca e ex-Assistente do Presidente da Comissão de Imagem Pública do meu clube, sou consumido pelo desejo de pôr o Rotaract Club de Surulere South no mapa. Quero que sejamos conhecidos pelos serviços altruístas que os nossos membros estão a prestar, assim como motivar outros a juntarem-se a nós no trabalho que fazemos.

Uma coisa é realizar projetos. Outra coisa é divulgá-los no Rotary Showcase e nas redes sociais. Muitos de nós conhecemos a importância das redes sociais, mas gerí-las com eficiência pode ser um desafio.

Veja a seguir oito dicas para fortalecer a presença do seu clube nas redes sociais:

1. Segurança

Não partilhe os dados de início de sessão do seu clube com vários responsáveis. Esta medida serve para proteger a reputação do seu clube contra piratas informáticos.

2. Consistência

Publique regularmente e de forma consistente para manter os seus seguidores envolvidos e interessados. Se possível, utilize um calendário de conteúdos para planear as suas publicações com antecedência.

3. Interaja com os seus seguidores

Responda prontamente aos comentários e mensagens e certifique-se de que interage com os seus seguidores para criar relações e promover um sentido de comunidade.

4. Partilhe conteúdos divertidos e interessantes

Embora seja importante publicar sobre os projetos e atividades do seu clube, não tenha receio de aligeirar as coisas com outros conteúdos divertidos e leves. Pode publicar sobre feriados e eventos relevantes ou mostrar a personalidade e os interesses dos seus membros. Ao partilhar uma variedade de conteúdos, manterá os seus seguidores interessados.

5. Apelo visual

Use imagens e vídeos de alta qualidade nas suas publicações para as tornar apelativas. Também pode utilizar ferramentas como o Canva para criar gráficos e desenhos que se alinhem com a marca do seu clube.

6. Promova a sua presença nas redes sociais

Certifique-se de incluir ligações para as suas contas no site do clube e nas páginas de destino de referência de redes sociais, como o Linktree. Para aumentar o seu alcance, incentive os membros a partilhar o seu conteúdo com as respetivas redes.

7. Partilhe conteúdo de ONGs semelhantes

Partilhar conteúdo de outras ONGs alinhadas com a missão do seu clube é uma ótima forma de construir relacionamentos e expandir sua visibilidade nas redes sociais. Pode partilhar publicações de outras organizações e dar dicas para demonstrar apoio ao seu trabalho.

8. Por fim,

entenda que a imagem pública não termina na parte visível das redes sociais, mas estende-se à forma como responde às mensagens diretas dos potenciais membros. As suas contas sociais podem atrair potenciais membros, mas não responder às suas mensagens pode fazer com que os perca.

Lembre-se de ter sempre em mente a missão e os valores do seu clube ao criar conteúdo e interagir com os seus seguidores. Incentive os membros a conhecerem o Brand Center para ver como podem usá-lo no sentido de apoiarem e promoverem o Rotary. Uma presença forte nas redes sociais é crucial para os Rotaract Clubs divulgarem seus projetos, atraírem novos membros e estabelecerem relações com outras organizações. Seguindo estas dicas, o seu clube pode causar um impacto significativo através das redes sociais e conseguir atingir os seus objetivos.

Traduzido de Rotary Voices