Poliomielite
Rotary International

O ressurgimento da poliomielite sublinha a necessidade da erradicação

Por Arnold R. Grahl

A deteção de poliovírus, e mesmo de casos de poliomielite, em locais onde não é encontrada há anos, demonstrou mais uma vez que a erradicação de uma doença humana não é fácil, especialmente nas fases finais.

Nos últimos meses, um homem não vacinado nos Estados Unidos foi paralisado. No Reino Unido, o poliovírus foi detetado nos esgotos. No Malawi, uma criança contraiu poliomielite. E Moçambique anunciou o seu primeiro surto de poliomielite em 30 anos.

Mas, em vez de serem desencorajados, Rotary e os seus parceiros na Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite (GPEI) continuam confiantes de que estão a fazer progressos e podem alcançar o seu objetivo de um mundo livre da poliomielite. Há várias razões para este otimismo.

Uma nova vacina oral, que tem um risco substancialmente menor de causar a variante da poliomielite derivada da vacina, está agora disponível. Isto torna menos provável que a estirpe enfraquecida de poliovírus que é utilizada na vacina mude e estimule surtos em comunidades onde os níveis de imunização são baixos, o que tem ocorrido em África, Ásia e Médio Oriente.

Além disso, o número de casos da doença causada pelo vírus selvagem tem estado a níveis historicamente baixos no Paquistão e no Afeganistão, os dois países onde a transmissão do poliovírus nunca foi interrompida. Isto representa uma oportunidade para aproveitar o momento e parar para sempre o vírus selvagem.

A perseverança do Rotary tem desempenhado um enorme papel para levar o mundo a este ponto. É esse empenho, juntamente com a determinação dos outros parceiros da GPEI, que é necessário para completar o trabalho.

“Este ano mostrou-nos porque devemos manter o curso de erradicação da poliomielite”, disse Mike McGovern, presidente da Comissão Pólio Plus do Rotary. “Temos uma oportunidade de fazer história e precisamos que os rotários redobrem o seu empenho através da angariação de fundos e da sensibilização”.

Os membros do Rotary têm estado no centro do esforço mundial de erradicação da poliomielite há mais de três décadas. O Rotary lançou o Polio Plus em 1985 e ajudou a fundar a GPEI em 1988, com o objetivo de erradicar uma doença humana apenas pela segunda vez na história (a Organização Mundial de Saúde declarou o mundo livre de varíola em 1980). Quando a GPEI foi fundada, o poliovírus selvagem paralisava centenas de crianças todos os dias, com cerca de 350.000 casos de poliomielite em mais de 125 países num só ano. Desde então, os casos caíram mais de 99,9%, poupando mais de 20 milhões de pessoas à paralisia.

Através de uma parceria de financiamento com a Fundação Bill & Melinda Gates, o Rotary compromete anualmente 150 milhões de dólares na luta contra a poliomielite. Os membros do Rotary contribuíram com mais de 2,6 mil milhões de dólares e incontáveis horas de voluntariado para este esforço. Com os parceiros da GPEI, os membros comprometem-se com comunidades em todo o mundo para encorajar altas taxas de vacinação e ajudar a imunizar mais de 400 milhões de crianças anualmente.

À medida que o mundo se aproxima de ter zero casos de poliomielite causados pelo vírus selvagem, os especialistas em saúde pública dizem que é mais importante rastrear todas as formas do vírus, onde quer que apareçam, incluindo em regiões livres de poliomielite.

Dizem também que o reaparecimento da poliomielite nestes locais realça a importância da vacinação como única forma de proteção contra a poliomielite e muitas outras doenças. Chamam a atenção para o trabalho necessário para encorajar as pessoas a serem vacinadas numa altura em que as taxas de vacinação estão a baixar em algumas comunidades. E reforçam o facto de que a poliomielite em qualquer lugar é uma ameaça em todo o lado, o que realça a importância da campanha End Polio Now.

Com a aproximação do Dia Mundial da Poliomielite a 24 de Outubro, o Rotary insta os seus membros a informarem as suas comunidades sobre a importância da vacinação. Espera-se também que os doadores globais e os governos nacionais anunciem novas promessas de financiamento da estratégia de erradicação da poliomielite da GPEI 2022-26. Esta estratégia centra-se numa maior responsabilização dos governos nacionais sobre o seu trabalho para erradicar a poliomielite selvagem e acabar com os surtos da doença provocados pela variante do poliovírus.

Com este tipo de compromissos políticos e financeiros sustentados, o mundo ainda está no caminho de uma realização incrível: assegurar que nenhuma pessoa seja de novo paralisada pela poliomielite.

Traduzido de Rotary International