Artigos do Governador 2020/21

Conscientes desta nova sociedade 5.0 onde cooperar e sobreviver o distrito 1970 vai lançar este mês de janeiro a plataforma profissional colaborativa

Queridos Companheiros,

Este é o mês dos Serviços Profissionais em Rotary, representando a essência e origem do nosso movimento. Em 23 de Fevereiro de 1905, o advogado Paul Harris juntou em Chicago homens de negócios e líderes comunitários, estabelecendo que a ética e o rigoroso comportamento seria a base do companheirismo.

Esta estrutura de valores seria aplicada não só entre os fundadores nas suas relações individuais, mas também dentro e foras das suas empresas, ficando bem definido que cada Rotário deve servir a comunidade para além do seu benefício pessoal.

A origem da palavra companheiro está ligada ao latim «cum pannis» que significa «o que partilha o pão connosco».

Nesta adaptação para Rotary, o companheiro deve partilhar não apenas momentos de convívio e afeto, mas também um propósito, fomentando o ideal de servir, promovendo a paz e a compreensão mundial, sendo um exemplo na sua conduta pessoal e profissional e na relação com os outros.

A UNIÃO DE PROFISSIONAIS

Com esta pandemia económica e social instalada nas nossas vidas, a cooperação entre os profissionais é hoje mais do que nunca fundamental. O mundo atual move-se pela colaboração e partilha, as dificuldades que enfrentamos demonstraram que o individualismo e egoísmo devem dar lugar a cooperação e solidariedade, só assim todos ficaremos a ganhar. Conscientes desta nova “Sociedade 5.0”, onde cooperar é sobreviver, o Distrito 1970 vai lançar este mês de janeiro a “Plataforma Profissional Colaborativa”, uma iniciativa que irá juntar de forma voluntária os profissionais de Rotary e Rotaract numa única base partilhada por todos, onde poderemos dar a conhecer as nossas atividades e ao mesmo tempo, conhecer esta rede solidária que nos une. Em breve, bastarão dois cliques para encontrar, o(a) companheiro(a) que partilha consigo a mesma atividade, localizar numa determinada região o restaurante de um(a) Rotário(a), ou até descobrir determinado serviço junto dos companheiros.

Esta é uma altura de grandes desafios, apenas conseguiremos ajudar o mundo se nos unirmos e fortalecermos enquanto movimento, juntando a experiência do mais velhos à energia dos mais jovens. O Rotary e o Rotaract vão assim unir os profissionais do Distrito 1970 nesta iniciativa, pois foi assim que tudo começou em 1905, através do alinhamento de mentes brilhantes, mas sobretudo de corações que batem juntos pela felicidade de todos, por um mundo melhor.

Um forte abraço

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de janeiro da revista Portugal Rotário