Artigos do Governador 2020/21

Se as mães se desenvolverem e tiverem saúde, essa dinâmica terá impacto nas suas famílias…

Queridos Companheiros,

Em Rotary, Abril representa o mês “Saúde Materno-infantil”, numa altura em que se estima que 5,9 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos morrem anualmente devido a desnutrição, falta de assistência médica e condições precárias de saneamento, problemas que poderiam ser completamente evitados

O Rotary proporciona assistência médica de alta qualidade a mães e filhos em condições vulneráveis para que possam viver e crescer mais fortes, ampliando o acesso aos cuidados médicos para que tenham a oportunidade de um futuro saudável. Robert Zinser, cofundador do Grupo de “Rotários em Ação pela População e Desenvolvimento”, e ex-presidente da BASF na Ásia, afirma que “Se as mães se desenvolverem e tiverem saúde, essa dinâmica terá impacto nas suas famílias, levando ao declínio da pobreza e da fome”.  

De Angola, com amor

Em 2016 tive uma das experiências mais marcantes da minha vida. Sendo eu sócio honorário do Rotary Club de Luanda, fui convidado para participar numa missão ao Huíla, mais propriamente à região da Matala. O objetivo desta viagem foi de levar ajuda às crianças carenciadas desta região para que pudessem ter as condições mínimas para levarem uma vida digna. Ao chegar à Matala, tivemos oportunidade de conhecer as mães e as crianças de uma aldeia. Até hoje nunca esquecerei a energia daquelas crianças que brincavam com um enorme sorriso estampado no rosto, demonstrando serem um exemplo de resiliência ao percorrerem 10km a 15 km a pé todos os dias para poderem estudar. A vida não era nada fácil para elas.  

Conheci várias famílias, mas no final trouxe comigo o sorriso de um menino, o José. Tocou-me a simpatia e a força daquelas mães de África que trabalham de sol a sol com os filhos as costas, demonstrando ainda assim um amor extremo, dignidade e um carinho exemplar que me fez várias vezes emocionar. O amor de uma mãe por um filho é a coisa mais bonita do mundo.

Graças ao Rotary, podemos ajudar hoje muitas crianças como o José a sorrir, sabendo que o Rotary será reconhecido pelos resultados que alcançar, e para isso queridos Companheiros, deveremos continuar a nossa ação, pela saúde e amor das mães e  crianças do mundo.

Um forte abraço,

Sérgio Almeida
RC de Arouca
Governador do Distrito 1970 – 2020/21