Artigos do Governador 2020/21

O Rotary tem desenvolvido um fantástico trabalho neste capítulo, através duma visão holística em que a água e o saneamento andam de mão dadas

Março, em Rotary, representa o mês dos Recursos Hídricos e Saneamento e assinala também o nosso compromisso com as Novas Gerações, celebrando-se a Semana Mundial do Rotaract, entre 8 e 14 de março. É sabido o interesse que os jovens tem por este tema, pois nasceram e cresceram numa época em que os abusos cometidos pelos mais velhos trouxeram consequências devastadoras a casa de todos nós: o planeta terra.

Recursos Hídricos e Saneamento

A água é fundamental para o desenvolvimento sustentável, é crítica para o crescimento socioeconómico, produção de energia e alimentos, ecossistemas saudáveis e para a própria sobrevivência humana. A água também está no centro da adaptação às mudanças climáticas, servindo como elo crucial entre a sociedade e o meio ambiente. O Rotary tem desenvolvido um fantástico trabalho neste capítulo, através duma visão holística em que a água e o saneamento andam de mão dadas, sendo vitais para que se possa reduzir o número de doenças, melhorar a saúde, a educação e a produtividade económica das populações que não param de crescer, aumentando assim a necessidade de equilibrar os recursos hídricos.

Alguns dados que que nos fazem pensar: de acordo com a OMS/UNICEF 2019, mais da metade da população global (cerca de 4,2 mil milhões de pessoas) carecem de serviços de saneamento básico, mais de 297 mil crianças menores de cinco anos morrem todos os anos de doenças diarreicas devido a más condições de saneamento, higiene precária ou água potável inadequada, 90% dos desastres naturais estão relacionados com o clima, incluindo enchentes e secas, 80% das águas residuais fluem de volta para o ecossistema sem serem tratadas ou reutilizadas.

Companheiros, sempre que abrirmos uma torneira, tomarmos um duche ou lavarmos a viatura, valerá a pena pensar nisto: 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável!

Novas Gerações

Trabalhar este ano com o Rotaract e Interact têm sido muito gratificante para mim enquanto Governador. Esta é uma oportunidade de aprender com os jovens, a Mariana Branco (Rotaract) e a Maria Carvalho (Interact) representam o futuro do nosso movimento, são a garantia de que o Rotary não tem apenas história, mas também um amanhã radiante e pleno de esperança. A criação da Academia Paul Harris do Distrito 1970, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, permitiu ao Rotaract usufruir do programa “Elevate Leadership”, uma iniciativa inovadora que conta com a participação de 50 jovens. Mas não esquecemos o Interact, e nesse sentido terão também a oportunidade de participar num programa à sua medida, o “Junior Leadership – Prepare Your Future”. A Academia Paul Harris tem como grande objetivo promover o crescimento pessoal e profissional com base na ética e nos valores Rotários, preparando as novas gerações para liderarem não só as organizações e empresas, mas sobretudo a sua própria vida. Para nós Rotários, a felicidade é muito mais do que o sucesso, as causas estarão sempre acima das coisas, e acreditamos que um líder apenas poderá dar aos outros aquilo que possui dentro de si próprio.

Os nossos jovens possuem todo o potencial e talento, são a esperança que temos num mundo melhor, merecem todo o nosso apoio porque eles são a nossa verdadeira causa.

Um forte abraço,

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de março da revista Portugal Rotário