Artigos do Governador 2020/21

Onde não houver liberdade justiça verdade valor da palavra dada e respeito aos direitos humanos o Rotary não pode existir nem os seus ideais prevalecer

Queridos Companheiros,

O Rotary enquanto organização global de base humanista, deve criar ambientes propícios à paz, estando esta no centro da nossa missão.

Foi na Convenção de Rotary de 1921 em Edimburgo (Escócia) ainda com a lembrança da Primeira Guerra Mundial bem fresca na memória, que os delegados alteraram os estatutos da associação para incluir o novo objetivo de “ajudar na promoção da paz e boa vontade internacional através de uma rede de homens de negócios e profissionais de todas as nações, unidos no ideal Rotário de servir“.

Walter Head, Presidente de Rotary International, incentivou, durante a Segunda Guerra Mundial, os Rotários a procurarem formas de criar um mundo estável e pacífico, declarando que “onde não houver liberdade, justiça, verdade, valor da palavra dada e respeito aos direitos humanos, o Rotary não pode existir nem os seus ideais prevalecer”.

No mês da Consolidação da Paz e Prevenção de Conflitos, importa realçar que, apesar dos enormes avanços que o mundo sofreu desde 1921, não podemos dar por adquirida a paz nas nossas comunidades e no mundo em geral. Acreditamos que o primeiro local onde é possível prevenir os conflitos é dentro de cada um nós e na relação com os outros. Efetivamente, o complexo momento atual que vivemos, onde a pandemia veio extremar e radicalizar os discursos e o digital facilitou a proliferação rápida de informação falsa com carácter extremista e violento, necessita de sólidos exemplos de ética e confiança. 

Os Rotários podem e devem dar o exemplo na consolidação da paz e prevenção de conflitos através do exercício profissional baseado num código de conduta Rotária e de uma estrutura de comportamento ético que, assim como a Prova Quádrupla, pode ser seguida por todos nas suas atividades empresariais e profissionais, mostrando compreensão e respeito pela diferença, e promovendo a boa vontade nas relações interpessoais.

O Rotary é hoje uma marca de confiança no mundo e a questão que se coloca é como podemos causar ainda maior impacto e concretizar a nossa visão de criar mudanças duradouras? Acredito que através de projetos a favor do ambiente, de combate à pobreza, à discriminação, igualdade étnica, acesso à educação e justiça social, poderemos continuar a fazer a diferença cumprindo a nossa missão a favor da paz e prevenção de conflitos. 

“Dar de si antes de pensar em si” é uma fórmula que não se esgota.

Um forte abraço,

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de fevereiro da revista Portugal Rotário