Rotary Talks

“Campeões pela Paz”

O Rotary Talks de fevereiro, no dia 27, às 21h, é direcionado para a Paz e a prevenção de conflitos,seguindo o tema mensal de Rotary International, mas vai mostrar uma forma diferente depromover e ser embaixador da Paz: através do desporto. Assim, o Governador do Distrito 1970,Sérgio Almeida, reúne na mesma conversa Fernanda Ribeiro (atletismo), Fernando Pimenta(canoagem) e Miguel Oliveira (MotoGP).

Fernanda Ribeiro é das maiores referências portuguesas no atletismo, nomeadamente nas disciplinas de fundo e meio fundo. Sagrou-se, em 1996, campeã Olímpica, dos 10 mil metros em Atlanta, tornando-se na terceira atleta nacional a conseguir o ouro olímpico, depois de Carlos Lopes e Rosa Mota. É a atleta portuguesa mais medalhada de sempre, com um rol de conquistas onde constam a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e os títulos de campeã do Mundo, campeã da Europa e bi-campeã europeia de pista coberta.

Numa pista diferente, Miguel Oliveira tem dado cartas no mundo das provas motorizadas, com conquistas elogiadas até pelos adversários, prova do fair-play e camaradagem do meio. Ganhou experiência em Moto3. Em 2014 assinou com a Red Bull KTM Ajo, chegando ao título de vice-campeão em 2015, e no ano seguinte estreou-se na competição de Moto2.

Em 2018, foi eleito Desportista do Ano, na categoria de Atleta Masculino, pela Confederação do Desporto de Portugal, assim como nomeado Embaixador Global da Integridade e Transparência no Desporto pela Sport Integrity Global Alliance (SIGA).

O piloto venceu, em 3 de junho de 2018, o Grande Prémio de Itália em Moto2, sexta prova do campeonato do mundo de motociclismo de velocidade, cumprindo as 21 voltas em 39.42,018 minutos. Em 2020, Miguel Oliveira alcançou a sua primeira vitória na classe rainha do MotoGP, aos comandos da sua KTM RC16, pela equipa Tech3, em Portimão.

Da terra para a água, Fernando Pimenta é outro dos campeões a participar no Rotary Talks. O canoísta português foi vencedor da medalha de prata no evento K-2 1000 metros nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva.

A 27 de maio de 2015, foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. A 10 de julho de 2016, foi feito Comendador da Ordem do Mérito. A 27 de agosto de 2017, sagra-se campeão do mundo em K1 5000 na Chéquia, depois de, no dia anterior, já ter conquistado a medalha de prata em K1 1000 metros. Em consequência, no mesmo dia foi elevado a Grande-Oficial da Ordem do Mérito, distinção que lhe foi entregue em cerimónia realizada a 6 de março de 2018. A 27 de setembro de 2020, durante a Taça do Mundo de Szeged, Fernando Pimenta conseguiu a sua 100.ª medalha em competições internacionais.

O Rotary Talks tem como parceiros a Católica Porto Business School, Fundação AEP e a Fundação Manuel António da Mota. A sessão de janeiro revela-se, mais uma vez, de elevado interesse, aberta a todos os que queiram participar e transmitida através da plataforma ZOOM no link