Artigos do Governador 2020/21

Maio representa em Rotary o Mês dos Serviços à Juventude

Um pouco de história

Em 1962 nascia o Interact, através do clube de Melbourne High School. Embora as escolas da Florida (EUA) disponibilizassem outros programas, o Interact oferecia algo único por estar ligado ao Rotary, dando aos seus jovens associados acesso a informações sobre uma variedade de profissões e uma perspetiva internacional. Através do Interact, estudantes dos 12 aos 18 anos fazem mudanças positivas nas suas escolas e comunidades, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente. O nome Interact vem das palavras International + Action.

No ano de 1968, Berlim Oriental e Ocidental estavam separadas por um muro e a Guerra Fria alastrava-se, os EUA e a União Soviética travavam uma corrida espacial, a  nave Apollo 8 circum-navegou a Lua. Nesse ano nascia em Charlotte North na Carolina do Norte (EUA) o primeiro Rotaract Club, com o objetivo de proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho voluntário. Passado meio século desde que os primeiros Rotaract Clubs foram criados, podemos dizer que o Rotaract evoluiu, mas os valores do programa permanecem os mesmos, inspirando jovens líderes a entrarem em ação para ajudar as suas comunidades e fazendo jus a origem do nome Rotaract: Rotary + Action.

IMPACT – Rotary Social Innovation Initiative

Criada pela Academia Paul Harris do Distrito 1970, o IMPACT tem como objetivo promover a inovação social e ambiental, através de projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais, comunitários e do planeta. Unindo o Rotaract e Interact, o IMPACT irá criar uma dinâmica de trabalho em equipa que se pretende ver refletida na melhoria das condições de vida daqueles que mais necessitam.

A Fundação Manuel António da Mota é o grande parceiro desta iniciativa, patrocinando o “Prémio IMPACT – Empreendedorismo Social e Ambiental” no valor de 5.000€, que irá premiar o melhor projeto apresentado a concurso e implementado este ano Rotário.

Até lá reservem as datas: 24 de abril – Apresentação oficial do IMPACT (18h30); 22 de maio – Grande final de apresentação dos projetos ao júri e ao público (14h30, Auditório da Fundação Manuel António da Mota / Online). Mais info em www.rotary1970.org

Vamos continuar a apoiar s Novas Gerações, criando impacto na vida daqueles que mais necessitam. IMPACT: Because it’s important to ACT!

Um forte abraço,

Sérgio Almeida
RC de Arouca
Governador do Distrito 1970 – 2020/21