Artigos do Governador 2020/21

UBUNTU – Eu sou porque Nós somos*

Queridos Companheiros,

Espero que se encontrem todos bem, assim como as vossas famílias.

Este ano Rotário inicia-se pleno de desafios no contexto atual desta pandemia do Covid-19. O coronavírus trouxe muitas dificuldades a todos. O mundo está hoje mais complexo e incerto do que nunca, este impacto brutal está a redefinir países e organizações inteiras, alterando hábitos nas populações e extremando posições políticas e sociais.

Neste contexto de tanta incerteza, o Rotary, com a sua sólida base de valores assume um papel fundamental para orientar a sociedade em direção ao futuro, acredito que temos aqui uma oportunidade de revolucionarmos a forma como vivemos e nos conectamos para servir o mundo e as comunidades.

A NOSSA MISSÃO

A Missão do Rotary é servir o próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, organizacionais e comunitários.

Os Rotários veem as coisas de forma diferente pela sua perspetiva multidisciplinar, aplicando a sua liderança e experiência profissional na resolução de problemas sociais, com dedicação e perseverança conseguimos criar mudanças duradouras nas nossas comunidades.

Tudo isto ficou bem patente na Assembleia Distrital do Distrito 1970 que contou com convidados de 12 países, onde os Presidentes de Rotary International Holger Knaack, John Germ, Gary Huang, K.R. Ravindran, foram unanimes nas suas intervenções sobre a relevância do Rotary no mundo, mas também concordaram que para continuarmos a fazer sentido é necessário atrair mais jovens e para que tal aconteça mudanças sérias e profundas na forma de fazer Rotary devem ser implementadas. Podemos ser mais atrativos e mobilizadores, exercendo de forma inequívoca aquela que é a nossa marca: somos pessoas de ação (people of action)!

Os nossos valores, a nossa história e sobretudo a nossa essência “Dar de si antes de pensar em si”, são pilares que não se esgotam no tempo. A construção duma atitude e mensagem portadora de confiança e esperança para a humanidade deverá ser suportada no nosso exemplo enquanto profissionais de mérito que servem de acordo com a prova quádrupla a favor da humanidade.

O FUTURO

Enquanto Governador do Distrito 1970 para o ano 2020/21 sinto uma enorme responsabilidade e alegria na missão de apoiar os clubes e os Companheiros a servirem as suas causas e a desenvolverem as suas atividades.  Ao longo destes últimos meses as Comissões Distritais, Equipa da Governadoria, Assistentes de Governador e os Presidentes Eleitos, tem vindo a trabalhar em conjunto para que este ano o Rotary continue a ser fundamental na vida das pessoas, pois é certo que para além da questão de saúde, as famílias irão (ou já estão a..) passar algumas dificuldades económicas.

Acredito que nenhum homem/mulher poderá mudar o mundo sozinho(a). Para que tal aconteça precisamos da família, dos amigos, da equipa, de todos. Nesta caminhada que será o ano Rotário 2020/21 terei comigo a minha mulher Olga e o meu filho António, sei que conto com apoio de todos os Companheiros e clubes do Distrito 1970 pois neste contexto todos somos precisos, todos somos poucos.

Assim queridos Companheiros, termino com uma expressão Zulu muito utilizada por Nelson Mandela: “UBUNTU” que significa “I am because we are” (eu sou porque nós somos), motivando a progredir de forma individual e em conexão com o todo, com o universo. E esta é também a razão pela qual sou Rotário, porque acredito que podemos fazer os outros mais felizes e deixar este mundo um pouco melhor do que quando o encontramos.

Vamos Abrir Oportunidades!
Sérgio Almeida
R.C. de Arouca
Governador do Distrito 1970
Ano Rotário 2020/21  

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de julho da revista Portugal Rotário