Marcelo Rebelo de Sousa
Rotary Portugal D1970

“Conto convosco enquanto companheiro, mas conto convosco enquanto Presidente da República Portuguesa”

Marcelo Rebelo de Sousa marcou presença no primeiro ato solene do ano Rotário 2020-21, do Governador Eleito Sérgio Almeida, e enviou uma mensagem para ser transmitida na Assembleia Distrital do Distrito 1970, que decorreu no dia 30 de maio, no Porto.

“Conto convosco enquanto companheiro, mas conto convosco enquanto Presidente da República Portuguesa”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando que também ele é membro do movimento Rotário.

Aludindo ao momento atual, de pandemia, o Presidente da República apelou à índole Rotária, de serviço e atenção à comunidade.

“Foi um bom teste à nossa unidade, à nossa solidariedade, ao nosso sentido de serviço. Foi um período difícil, um período que ainda não terminou, e não terminou, quer da ótica da saúde, quer da ótica económica e social e em que os Rotários têm de resistir, mas mais do que resistir, têm de contribuir. Contribuir para instituições de solidariedade social, contribuir para instituições educativas, contribuir para instituições sanitárias”, pediu.

“Este é sem dúvida um momento em que o movimento Rotário enfrenta dos seus maiores desafios, mas é também um momento de grandes oportunidades: podemos ser hoje, mais do que nunca, uma referência global, com uma missão bem definida. A nossa mensagem será portadora de confiança e esperança para a humanidade”, assegurou o Governador Eleito, Sérgio Almeida, agradecido pela presença do mais alto representante do Estado Português, “um companheiro e conhecedor dos nossos valores e missão de serviço aos outros”.

A Assembleia Distrital é o momento em que o Governador entrante apresenta a sua mensagem para o ano Rotário e as suas equipas distritais, partilhando a visão que o Presidente de Rotary Internacional para o ano de 2020-21, Holger Knaack, lhe transmitiu em San Diego, na Assembleia Internacional, em janeiro passado.

Realizada em formato on-line, para cumprir as exigências de segurança no combate à pandemia de covid-19, a Assembleia Distrital do Governador Eleito Sérgio Almeida, contou presenças de oradores de doze países (Portugal, Alemanha, Países Baixos, Sri Lanka, Taiwan, EUA, Austrália, Espanha, Brasil, Canadá, Ucrânia e Argentina) e quatro continentes. Entre eles estão o Presidente Eleito Holger Knaack e quatro Past Presidentes de Rotary International (Gary Huang, Ian Riseley, K.R. Ravidran, John Germ), bem como o Secretário Geral, John Hewko.

Veja a mensagem completa do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa: