Rotary Portugal D1970

LIDERAR O FUTURO – O ROTARY ABRE OPORTUNIDADES

O mundo está hoje mais desafiante e global do que nunca. A atual pandemia do Covid-19 trouxe muitas dificuldades a todos nós, mas também trouxe a oportunidade de revolucionar a forma como vivemos e nos conectamos com os outros.

Este impacto brutal está a redefinir organizações inteiras. Podemos dizer que a globalização e o atual momento que vivemos tornaram o mundo mais pequeno, mas também mais complexo. Cada vez mais pessoas temem pelo seu futuro, muitas perderam a confiança nas instituições e muitas procuram alguém que lhes possa proporcionar propósito e segurança.

Neste contexto de tanta incerteza, o Rotary, com a sua sólida base de valores assume um papel fundamental para orientar o mundo em direção ao futuro.

MISSÃO

Pede-se aos líderes atuais que restaurem a confiança das pessoas nas instituições.

Nunca como hoje existiram tantos mecanismos para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Mas, para que tal aconteça, precisamos todos de olhar para além dos nossos interesses individuais e servir os interesses globais da nossa sociedade.

Este é, sem dúvida um momento em que o movimento Rotário enfrenta dos seus maiores desafios, mas é também um momento de grandes oportunidades: podemos ser hoje, mais do que nunca, uma referência global, com uma missão bem definida a nossa mensagem será portadora de confiança e esperança para a humanidade.

Assim sendo, navegar neste mundo complexo e incerto obriga a termos um bom sistema de radar. Para um Rotário, o seu verdadeiro farol são os seus valores, e sobretudo, a sua capacidade de ”Dar de Si Antes de Pensar em Si”.

O TALENTO EM ROTARY

Surge atualmente nas organizações uma grande questão: como captar e reter os melhores profissionais? Também em Rotary o mérito e o valor profissional são fundamentais e não apenas o tempo disponível. Independentemente do que cada um alcançou na sua carreira, estar em Rotary é sobretudo uma questão de prioridade, missão e mérito.

Não sendo uma questão de idade mas sim de atitude, o futuro do movimento deverá ser baseado na integração da energia dos mais jovens com a experiência daqueles que já têm mais anos de Rotary, só assim conseguiremos atrair o talento para Rotary.

Sabendo que este ano (2020) 50% dos trabalhadores ativos nas organizações de todo o mundo serão millennials e que esta é a maior geração da história da humanidade, que controlará 24 mil milhões de USD de toda a riqueza mundial, o Rotary deve estar atento a eles.

Segundo o World Economic Forum (Boston Consulting Group 2016), o sentido de propósito é a terceira prioridade para a geração millennials (com 37%):

Num estudo realizado pelo Linkedin concluiu-se que 74% dos jovens millennials querem saber, no momento da sua contratação, se o seu trabalho realmente importa para a organização. Para eles, fazer a diferença positiva no mundo é fundamental.

Temos ainda exemplos de empresas como a CISCO, que desenvolvem programas de reverse mentoring, onde profissionais mais jovens podem aconselhar profissionais mais experientes.

O Rotary também pode aprender muito ouvindo as novas gerações. O talento está em todos.

A NOSSA VISÃO

Paul Harris, através da sua visão, conseguiu criar uma das maiores instituições de profissionais e serviços humanitários do mundo. É fundamental entender que o nos trouxe até aqui será o que nos levará ao futuro: uma organização onde todo o profissional de mérito pode servir com princípios éticos e morais.

Hoje, contudo, a grande diferença para os tempos de Paul Harris é a aldeia global em que vivemos, a tecnologia e todas as rápidas mudanças que estamos a sofre neste período de Covid-19.

Por tudo isto, e mais do que nunca, podemos afirmar que o Rotary é muito necessário pois o mundo precisa do exemplo de pessoas de ação, daqueles que colocam as causas e os outros acima dos seus próprios interesses.

Numa conferência em São Paulo, Larry Page (Fundador da Google) revelou a sua ideia sobre o fracasso nas empresas: “A principal razão pela qual as empresas falham, na minha opinião, é porque perdem o futuro“.

Para nós, Rotários, só estamos interessados em ganhar o futuro e isso só é possível com uma verdadeira liderança interior a favor da humanidade, movidos por uma visão. A nossa visão.

“Juntos, vemos um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e mundo inteiro”.

Sérgio Almeida (PT)
Governador Eleito| D1970
governador2021@rotaryportugal1970.org