Rotary Portugal D1970

Mensagem do diretor de Rotary International ao Distrito 1970

Caro Governador Eleito Sérgio Almeida, queridos amigos do Distrito 1970,

Eu sou Jan Lucas Ket, Diretor de Rotary International. Sou pediatra e sócio do Rotary Club Purmerend, na Holanda. Estes anos sou responsável pela equipa de Coordenadores Regionais da Iberia, e agradeço a honra e o convite de estar presente consigo neste importante evento de formação que é a Assembleia Distrital.

Rotary, meus queridos amigos, somos nós.

Somos Rotários no nosso clube, onde partilhamos os nossos altos e baixos pessoais e profissionais. Temos interesse na inovação, nas contribuições culturais, nos desafios intelectuais, nos dilemas morais e problemas sociais, sejam maiores ou menores. Trocamos ideias e formamos uma opinião, e se considerarmos necessário, agimos.

O Rotary foi sempre assim, é assim que o Rotary é, e é assim que o Rotary será.

Somos todos nós que moldamos o Rotary, seguindo a nossa responsabilidade individual e desta forma, mantemos a nossa rede global.

Num discurso de há cerca de oito meses atrás, dei como opinião que os seres humanos em geral e em escala global estão muito melhor do que há vinte anos. Também disse que estamos a viver tempos difíceis que não parecem mudar a curto prazo. Percebi a influência das mudanças climáticas, fiquei muito preocupado com o meio ambiente e com as crescentes diferenças socioeconómicas no mundo.

Também já o disse e digo agora novamente que nós, Rotários, temos muito a fazer.

E já estamos a fazer muito. Estamos a erradicar a poliomielite, promovemos a paz e a segurança, cuidamos das mães e filhos, do controlo de doenças, água potável e higiene, educação básica e desenvolvimento económico. Também temos um interesse especial no nosso ambiente natural, essencial para a nossa sobrevivência. Desde fevereiro, a epidemia de Covid-19 virou as nossas vidas de cabeça para baixo. Tivemos que encontrar formas alternativas para a vida no clube. Foi preciso algum esforço e às vezes é desagradável. A nossa conexão com a ampla rede Rotária também mudou, com oportunidades e possibilidades inesperadas. Estamo-nos a adaptar e espero que todas as melhorias continuem assim que a epidemia termine.

O que certamente permanecerá são as minhas preocupações sobre natureza, clima, segurança e injustiça social. Felizmente, o sentido de responsabilidade do Rotary também permanece.

Esse sentido de responsabilidade é baseado nos nossos valores fundamentais:

Companheirismo – Integridade – Diversidade – Serviço – Liderança

Com esses valores fundamentais, temos a nossa declaração de visão:

Juntos, vemos um mundo em que as pessoas se unem e agem para criar mudanças duradouras – em todo o mundo, nas nossas próprias comunidades e em nós mesmos.

Qualquer pessoa que partilhe esta visão pode participar em Rotary, independentemente de idade, etnia, raça, cor, habilidades, religião, status socioeconómico, cultura, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Vou até dar um passo adiante. O Rotary cultivará uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva, na qual pessoas de grupos sub-representados tenham maiores oportunidades de participar como sócios e líderes.

Se finalmente concluirmos que cortesia, conexão e abertura ao mundo e oportunidades são características do Rotary, e não ciúmes e ressentimentos, fica claro qual o lugar dos Rotários neste mundo. Os clubes não assumem posições políticas, assinam petições, apoiam políticos. Mas nada impede que os clubes discutam questões sociais e, portanto, políticas, nada impede que um Rotário se manifeste individualmente no debate social.

É tão certo para os Rotários remover terreno fértil para privação, ciúme, ressentimento e violência resultante. Isto pode ser feito sem uma declaração política, pode até ser feito bem melhor sem grandes palavras. Temos programas e projetos para isso, especialmente para jovens, práticos e frequentemente em conjunto com parceiros em serviço.

Tanto pelas nossas ações, que abordamos como amigos com cabeça, coração e mãos. E com as nossas contribuições em dinheiro e tempo.

E o futuro do próprio Rotary, o que nós, rotarianos e rotaracters, precisamos fazer com a nossa própria organização?

É aí que entra o nosso plano de ação.

Como sabe, temos como Rotary um plano de ação de cinco anos para aumentar o impacto dos nossos projetos, expandir o nosso alcance, fortalecer o nosso envolvimento com associados e aumentar a nossa adaptabilidade para nos adaptarmos.

Nós próprios somos rotários, como afirmei no início, nós como rotarianos no nosso clube.

Somos Rotary, mas não somos donos do Rotary. Temos que partilhar o Rotary.

Transmitir aos amigos que compartilham os nossos valores e visão fundamentais e continuam as nossas ações com o mesmo espírito.

É assim que nós próprios estamos a moldar o futuro do Rotary.

Posso lhe dar o seguinte conselho.

Não descanse em louros. Prove que o impacto do seu clube e distrito está apenas a começar.

Estabeleça conexões com outras pessoas que compartilham os nossos valores e conduzam.

Coloque as necessidades dos seus Companheiros no centro de tudo o que faz.

Fique à frente da mudança, mas permaneça fiel aos nossos valores.

Desejo-lhe boa sorte.

Jan Lucas Ket

Diretor Rotary International 2019-2021