Artigos do Governador 2021/22

Educação básica e alfabetização deve ser para nós rotários motivo de reflexão

“A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo” – Nelson Mandela

Este mês de setembro que agora tem início é dedicado em Rotary à Educação Básica e Alfabetização e deve ser para nós Rotários motivo de reflexão.

Pode parecer um lugar-comum admitir, com Nelson Mandela, que “A Educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo”, mas assim é de facto, e sendo nós pessoas de ação que nos assumimos como agentes de mudança, que procuramos, através do Serviço, elevar o modo de vida de sociedades mais desfavorecidas, temos de continuar a apostar na Alfabetização, pois esta favorece não só a promoção social, mas também o desenvolvimento de sociedades mais tolerantes e igualitárias, nomeadamente no que respeita à igualdade de género, tornando-se “o grande motor de desenvolvimento pessoal” (Nelson Mandela). Aquilo que fizermos agora vai, inquestionavelmente, definir o futuro da Humanidade!

Contribuir para um mundo melhor passa, inevitavelmente, por apostar não só na Educação, mas também na igualdade ao seu acesso! Não esqueçamos que ainda hoje nos deparamos com inúmeros casos em que a escolarização é um direito vedado às meninas! Assim, também é imperativo pugnar e zelar pela igualdade de género e oportunidades no acesso ao ensino.


Porém, para que o Rotary possa continuar a promover a Educação torna-se necessário que os Clubes criem projetos com os quais, recorrendo aos subsídios que a The Rotary Foundation disponibiliza se facilite a elevação social de jovens, projetos que podem ir desde a atribuição de Bolsas de Estudo à construção e/ou equipamento de escolas, entre outros.

Não esqueçamos ainda que o nosso país tem também uma Fundação Rotária cuja vocação para a atribuição de Bolsas de Estudo tanto tem contribuído para abrir oportunidades a jovens que, de outro modo, nunca teriam tido o acesso a condições que lhes permitisse fugir de um círculo vicioso de ignorância e pobreza e poderem ascender socialmente. Os Clubes só têm de “meter mãos à obra” e apresentarem projetos!

Se queremos Transformar Vidas, façamo-lo através da aposta na Educação, porque, e mais uma vez recorrendo às palavras de Nelson Mandela, “as crianças de hoje são os líderes de amanhã, e a educação é uma arma muito importante para as preparar para os seus futuros papéis, enquanto líderes da comunidade”.


Um forte abraço!