Artigos do Governador 2020/21

Promover a sustentabilidade na vida das pessoas gerando mudanças duradouras

Queridos Companheiros,

No mês em que Rotary se dedica ao Desenvolvimento Económico e Comunitário, podemos afirmar que estamos a viver a tempestade perfeita na mudança do modelo de funcionamento das organizações, comunidades e países.

As perturbações políticas, económicas e sociais causadas pelo Covid-19 estão a alterar o contexto tradicional na tomada de decisão, colocando os líderes numa encruzilhada histórica, tentando gerir a pressão a curto prazo com incertezas a médio e longo prazo.

De acordo com a OCDE, as economias dos 37 países desenvolvidos que compõem a organização, encolheram 9,8% nos primeiros 3 meses da pandemia.

Um grupo de economistas de topo mundial liderados por Angel Gúrria, Secretário geral da OCDE, sugere entre outras medidas “o reskilling (requalificação) dos trabalhadores menos qualificados, pois são eles os mais vulneráveis e que correm maiores riscos de perder o emprego”. 

Neste contexto, o Rotary com a sua rede de profissionais de mérito e de grande competência, aliada a uma forte estrutura de valores, pode promover uma economia e sociedade mais próspera, inclusiva e equitativa, oferecendo oportunidades para que todos possam desenvolver e alcançar o seu potencial.

Deveremos criar a verdadeira sustentabilidade na vida das pessoas, gerando mudanças duradouras. A nossa essência Rotária tem por base essa capacidade de “dar a cana e ensinar a pescar”, como é o caso, entre outras, das bolsas de estudo que todos os anos permitem a muitos jovens portugueses crescerem nas suas competências e dessa forma terem um futuro de valor, gerando riqueza para eles, para as suas famílias e para o seu país.

END POLIO NOW

No dia 24 de Outubro celebramos o Dia Mundial de Combate à Polio.

Esta é a grande causa de Rotary, fizemos esta promessa as crianças do mundo.

Importa lembrar que o carismático líder Nelson Mandela apoiou esta campanha em África (1996) numa altura em 75.000 crianças ficavam paralisadas pela pólio todos os anos! Rotary deu o seu contributo desde então com 890$ milhões de dólares, num esforço que envolveu 2 milhões de voluntários.

Foram vacinadas 220 milhões de crianças todos os anos! A boa noticia chegou no mês de Agosto, depois de 4 anos sem a doença, conseguimos finalmente “chutar” a pólio de África!

Vencemos uma batalha, mas não a guerra. A pólio ainda está ativa em 2 países (Paquistão e Afeganistão), e deveremos continuar os nossos esforços de erradicação. Acredito que esse será o nosso legado enquanto pessoas com uma causa: decidimos atuar hoje, para que o amanhã seja um lugar melhor para os nossos filhos e netos.

Vamos acabar com a pólio!

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de outubro da revista Portugal Rotário