Rotary Portugal D1970

Dia Mundial de Luta Contra a Pólio

24 de outubro | Dia Mundial de Luta Contra a Pólio
760 30 2013: Uma chamada para salvar vidas

Rotários de todo o mundo estão unidos na luta contra a pólio, cujo combate se assinala numa efeméride global, no próximo dia 24. O Distrito 1970 de Rotary International está a dinamizar várias iniciativas de angariação de verbas para este combate, sendo esta uma campanha em comum dos dois Distritos de Portugal: um telefonema equivale a uma vacina. Através do número 760 30 2013, com um custo de € 0,70 + iva, cada chamada corresponde a uma vacina. As verbas angariadas revertem na totalidade para o fundo internacional de combate à doença.

A luta para eliminar a pólio é liderada pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), integrada pelo Rotary International, Unicef, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundação Bill e Melinda Gates, governos mundiais e diversos parceiros.

A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Não há uma cura, mas há meio de prevenir a doença, pela vacinação, método usado pelo Rotary e os seus parceiros para imunizar mais de 2,5 mil milhões de crianças no mundo inteiro.

Recentemente, a 25 de agosto, a OMS declarou a região africana livre do vírus selvagem da pólio. Este foi mais um passo histórico na erradicação da doença, que apenas tem registos, atualmente, no Paquistão e no Afeganistão. Falta só um bocadinho! Contribua para esta luta que é de toda a humanidade.

Conheça as várias iniciativas que o Distrito Rotário 1970 está a preparar para assinalar o Dia Mundial do Combate à Pólio, escolha aquela em que quer participar e leve um amigo. Vamos Abrir a Oportunidade de fazer história e erradicar a segunda doença do planeta!

Saiba mais sobre a pólio e as várias formas de ajudar em endpolio.org.