Academia Paul Harris, Rotary Portugal D1970

Academia Paul Harris aposta na integração de refugiados

O projeto do Distrito Rotário 1970, da Academia Paul Harris, está já a marcar a diferença, ao abrir-se a todos os que apresentem potencial e perfil de liderança. O Governador Sérgio Almeida, responsável do projeto, e André Costa Jorge, Diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) em Portugal e Coordenador da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), assinaram um protocolo que permite que os refugiados mais qualificados acedam à formação “Elevate Leadership”.


“Este protocolo significa o respeito pela missão da plataforma e da organização que a coordena, o JRS. Querem servir um fim comum, que é um mundo mais justo, e que veja nestes refugiados não uma ameaça mas um potencial enorme”, considerou André Costa Jorge, responsável pela plataforma que existe desde 2015 no nosso país e que já acolheu cerca de mil pessoas desde então. Este protocolo, entendeu, dá um “contributo necessário para a integração e autonomização destas pessoas”.


“Este valor da diversidade que é uma das bases de Rotary desde a sua fundação, em 1905, é uma das bases desta parceria. Com a ligação à plataforma de acolhimento dos refugiados, através do JRS, pretendemos integrar no programa Elevate Leadership jovens de alto potencial, de mérito, que podem servir no nosso país”, justificou o Governador Sérgio Almeida, lembrando que Rotary é uma rede de profissionais de mérito, que se movem por uma causa. O protocolo agora assinado tem como missão “dar um sinal às instituições, à sociedade, que podemos integrar e potenciar o melhor que os migrantes nos trazem, o melhor que cada ser humano tem dentro de si, e, com isso, criar uma base de crescimento na economia.”


A Academia Paul Harris, com o nome do fundador de Rotary, é uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende no primeiro ano chegar a 300 jovens Rotários, com programas baseados nos valores de Rotary, e tem como parceiros a Universidade Católica Portuguesa e a Fundação AEP.