Rotary International

Novo Centro Rotary pela Paz será inaugurado na Turquia

O Rotary International e os administradores da Bahçeşehir University, em Istambul, Turquia, começarão a recrutar bolsistas para o novo Centro Rotary pela Paz na universidade. O Centro Rotary Otto e Fran Walter oferecerá a construtores da paz experientes no Oriente Médio e Norte da África a oportunidade de concluir um programa de aperfeiçoamento profissional de um ano, obtendo diploma de pós-graduação em estudos de paz e desenvolvimento.

“O centro reunirá pacificadores de todo o Oriente Médio e Norte da África — pessoas com diferentes históricos e pontos de vista, mas que possuem objetivos em comum — e fornecerá os recursos e a experiência necessários para trabalharem juntos na promoção da paz na região”, relata Martha Peak Helman, curadora da Fundação Rotária e presidente da Fundação Otto e Fran Walter. A Fundação Walter doou US$ 15,5 milhões para financiar as operações e bolsas de estudo do centro para até 40 alunos por ano, em caráter perpétuo.

O currículo do mais novo Centro Rotary pela Paz abordará questões particularmente relevantes no Oriente Médio e no Norte da África: disputas por terras, mudanças climáticas, insegurança alimentar, integração de refugiados e desenvolvimento econômico e comunitário. Os bolsistas também participarão de seminários e workshops oferecidos pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa por meio do CIFAL Istanbul, o centro internacional de treinamento da ONU para líderes e organizações locais, sediado na universidade. Os bolsistas implementarão um projeto de mudança social de nove meses na região e apresentarão seu trabalho em um seminário de conclusão de curso.

“A parceria da universidade com o Instituto de Treinamento e Pesquisa da ONU e seu foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável oferecerão aos bolsistas Rotary pela Paz da região a oportunidade de receber treinamento de alto nível, alinhado à missão do Rotary”, conta Laura Descher, gerente dos Centros Rotary pela Paz. “A bolsa os ensina a usar políticas inovadoras e ferramentas de sensibilização para abordar questões que geram conflitos, adaptando o que aprendem aos contextos locais.”

A diretora acadÉmica do centro, Esra Albayrakoğlu, diz que o foco regional será uma das chaves para o seu sucesso. “À medida que a disciplina de gestão de conflitos deu lugar à transformação de conflitos, abordagens de baixo para cima baseadas na busca de soluções locais para os problemas locais tratam de forma mais eficaz as raízes dos conflitos”, acrescenta.

Ler notícia completa: https://www.rotary.org/pt/new-rotary-peace-center-open-turkey