José Alberto Oliveira visita em Vila do Conde clube que abraçou eficiência e profissionalização como objetivos
José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Vila do Conde, no dia 23 de janeiro.
A visita teve início com uma receção na Sede do Rotary Club de Vila do Conde, onde José Alberto Oliveira assistiu à apresentação de um modelo de uma nau quinhentista construída pelo membro do clube Carlos Oliveira. A construção naval na região vilacondense é uma das indústrias mais antigas do país e data dos séculos XI e XII, e na época da Expansão Portuguesa, a maior parte dos barcos que partiram com destino ao Norte de África e à América foram construídos em Vila do Conde.
O ponto seguinte da visita foi a FRICON, empresa pioneira no mercado português para o segmento de frios doméstico e comercial. A escolha da FRICON para a visita pelo Governador prendeu-se com a ligação daquela ao Rotary Club de Vila do Conde, ao apoiar vários dos seus projetos e com protocolos estabelecidos, ao patrocinar bolsas de estudo, ao mesmo tempo que se apresenta como um negócio de sucesso e com práticas reconhecidas.
José Alberto Oliveira foi ainda recebido na Câmara Municipal de Vila do Conde pela Vereadora Carla Carvalho, com quem trocou cumprimentos. A Autarquia vilacondense tem sido um parceira próxima do Rotary Club de Vila do Conde em vários projetos de âmbito humanitário, tendo disponibilizado a este um espaço para a sua sede.
De seguida, foi altura de José Alberto Oliveira reunir com o Conselho Diretor do Rotary Club de Vila do Conde, no qual estiveram presentes mais membros, e tomar contacto com alguns dos projetos mais significativos que marcam o presente deste clube com 41 anos de história e 22 elementos.
Vocacionado para a área educativa e cultural, destaca-se o Prémio José Régio, em parceria com o Rotary Club de Portalegre. Este galardão, anualmente atribuído aos dois alunos finalistas do Ensino Secundário que registaram os melhores resultados à disciplina de Português nos concelhos de Vila do Conde e Portalegre, é entregue numa cerimónia realizada alternadamente entre as duas localidades, tendo sido, no corrente ano, a vila nortenha a receber o clube norte-alentejano, a 8 de outubro.
Ainda na âmbito educativo, o Rotary Club de Vila do Conde distingue anualmente os alunos do concelho com Prémios de Mérito como estímulo e motivação para o estudo, constituindo este momento uma importante etapa na vida escolar de muitos jovens, conforme declarou Manuela Cerqueira, Presidente do Rotary Club de Vila do Conde.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma das entidades apoiadas pelo clube através do apoio ao seu peditório anual. O Rotary Club de Vila do Conde mobiliza a comunidade local, desde escuteiros, escolas, paróquia e outros voluntários, delegando a Liga Portuguesa Contra o Cancro no clube toda a organização e logística da recolha de fundos no concelho. O clube organiza, posteriormente, o reconhecimento de todos envolvidos na campanha, com a entrega formal da verba recolhida à instituição apoiada, numa cerimónia realizada no Auditório Municipal de Vila do Conde.
O clube irá organizar no Dia da Mulher, em parceria com o Rotary Club da Póvoa de Varzim, um evento que incluirá uma palestra dedicada aos Direitos da Mulher, seguida de debate, de forma a “aproximar géneros e promover a diversidade, equidade e inclusão”, dando forma às recomendações da Presidente do Rotary International, Jennifer Jones, e do Governador do Distrito 1970, José Alberto Oliveira, segundo declarou Manuela Cerqueira. Será uma forma de o Rotary Club de Vila do Conde “cumprir o desígnio do Rotary para este ano”.
O Banco de Cadeiras de Rodas e Camas Articuladas, em atividade há cerca de duas décadas, é um projeto do Rotary Club de Vila do Conde com elevado impacto na comunidade, e que é, anualmente, apoiado pelo Concerto da Primavera, realizado em março, donativos e parcerias várias. Este projeto, para além de disponibilizar cadeiras de rodas e camas articuladas, tem também à disposição de todo o concelho colchões, muletas e outros tipos de equipamentos ortopédicos e de apoio a pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida que deles necessitem.
Manuela Cerqueira estrutura como objetivos para este ano rotário profissionalizar o clube, ao dar continuidade ao trabalho iniciado na presidência anterior por Marta Miranda, tornando-o mais eficiente e organizado, dando como exemplo os protocolos estabelecidos com as várias instituições com as quais promove iniciativas de âmbito humanitário. “Com ambiente caloroso e organização” os projetos na comunidade serão cumpridos, enfatizou a Presidente do clube rotário da foz do Rio Ave. “Vila do Conde tem necessidades, e estamos cá para isso”, concluiu Manuela Cerqueira.
Vila do Conde é um município composto por 21 freguesias, com 81 mil habitantes, do distrito do Porto, de antigas origens anteriores à Fundação da Nacionalidade. Destacam-se no seu património edificado o Mosteiro de Santa Clara, o Aqueduto de Santa Clara, a Igreja Matriz ou o Forte de São João Baptista. Conta ainda, a nível natural, com a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, destacando-se a existência de um interessante e original mosaico de habitats, tais como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas.
O Rotary Club de Vila do Conde faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.
Editado às 10:20 de 27/01/2023 com adição de novas imagens