Prémio José Régio
Rotary Portugal D1970

Rotary Club de Vila do Conde atribui prémio José Régio

O Rotary Club de Vila do Conde entregou, em parceria com o Rotary Club de Portalegre, o Prémio José Régio a Inês Ribeiro de Oliveira Peixe e Beatriz Mesquita da Silva, no dia 8 de outubro.

Este galardão, anualmente atribuído aos dois alunos finalistas do Ensino Secundário que registaram os melhores resultados à disciplina de Português nos concelhos de Vila do Conde e Portalegre, é entregue numa cerimónia realizada alternadamente entre as duas localidades, tendo sido, no corrente ano, a vila nortenha a receber o clube norte-alentejano.

Este momento contou com a presença da professora de Português e da diretora de turma da aluna vilacondense, que foi aluna na Escola Secundária D. Afonso Sanches, assim como do Presidente da Junta de freguesia de Vila do Conde, Isaac Braga.

Seguiu-se uma visita à praça com o nome do escritor, e junto à sua estátua foram recitados os poemas Cântico Negro e Romance de Vila do Conde.

José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira (1901 – 1969), foi escritor, poeta, dramaturgo, romancista, ensaísta, cronista e historiador da literatura, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande conhecedor e colecionador de arte sacra e popular. Tem uma biblioteca e uma escola secundária com o seu nome em Vila do Conde, e em Portalegre uma escola do ensino básico.

Fotografia: Joaquim Garrido