Rotary Club Porto-Foz
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira na Cidade Invicta para Visita Oficial ao Rotary Club Porto-Foz

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Clube Porto-Foz, no dia 25 de outubro.

José Alberto Oliveira iniciou a sua visita pela Schmitt+Sohn, empresa de referência em elevadores, vocacionada para os produtos de alta qualidade. A estratégia da Schmitt+Sohn concentra todos os esforços em três competências principais: colaboradores, produtos e processos inteligentes.

O Governador iniciou a sua visita pela Schmitt+Sohn, empresa de referência em elevadores, vocacionada para os produtos de alta qualidade, localizada em Leça num ponto estratégico. A estratégia da Schmitt+Sohn concentra todos os esforços em três competências principais: colaboradores, produtos e processos inteligentes.

Junto ao rio Douro, no Jardim do Cálem, na zona ribeirinha da Cidade Invicta, e onde existe um Banco Rotário, José Alberto Oliveira encontrou-se com o Presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan.

De seguida, José Alberto Oliveira e membros do Rotary Club Porto-Foz reuniram-se com Tiago Mayan, que os acompanhou ao Hotel Boa-Vista, na Foz do Douro, um dos locais onde o clube teve os seus primeiros encontros após a fundação, em 1990.

A reunião com o Conselho Diretor teve lugar na ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, local habitual dos encontros do Rotary Club Porto-Foz, atualmente com 30 membros. José Alberto Oliveira teve oportunidade de conhecer projetos de um clube ligado à comunidade e que trabalha em estreita colaboração com as uniões de freguesias onde está inserido.

Este clube promove a distribuição de cabazes como apoio imediato e de urgência a famílias carenciadas, bem como em épocas festivas. No entanto, tem igualmente iniciativas e projetos que envolvam a comunidade em programas autossustentados no sentido de criar mudanças duradouras, com o auxílio de empresas e mecenato.

O Rotary Club Porto-Foz trabalha em estreita articulação com as uniões de freguesias onde está inserido. Na fotografia, Tiago Mayan e João Diogo Coelho.

O Rotary Club Porto-Foz organiza regularmente eventos para apoio de causas e projetos, como é o caso de um recital de beneficência cujas verbas arrecadadas reverterão para a assistência a pessoas “sem-abrigo” e ainda ao programa “Saúde Brincando”, que leva esperança a crianças que estão hospitalizadas. Outras causas apoiadas com eventos são a sensibilização pela diabetes, ou a erradicação da poliomielite, que será assinalada com um musical, em novembro.

O clube associa-se igualmente a eventos culturais, como é o caso do Foz’Arte, da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e que incentiva toda a comunidade a participar numa série de eventos que decorrem no Forte de São João Baptista da Foz do Douro. O Rotary Clube Porto-Foz organiza, igualmente, palestras com temáticas pertinentes para a sociedade, ao convidar especialistas em diversas áreas, e promover o debate de ideias.

“O Rotary Club Porto-Foz é um clube dinâmico, com muita vontade”, destacou José Alberto Oliveira após a sua Visita Oficial do Governador.

O Rotary Club Porto-Foz providenciou, igualmente, o recondicionamento de material informático e a sua atribuição por instituições de solidariedade, e, fora da comunidade local, está envolvido no apoio à Associação BeAlive, constituída por médicos e enfermeiros, e que presta cuidados médico-cirúrgicos em vários países de expressão portuguesa. Está, ainda, envolvido na atribuição de bolsas de estudo a alunos de Moçambique.

João Diogo Coelho, Presidente do Rotary Club Porto-Foz, destaca a forma como o Movimento Rotário se deverá afirmar como “peça basilar” de forma a contribuir para a comunidade, pensando nas vidas que pode mudar. “Nos dias de hoje, é importante ter conhecimento do tecido social da Comunidade, e ter a capacidade de trabalhar em rede”, afirmou o Presidente após referir os tempos de incerteza que vivemos.

“O Rotary Club Porto-Foz é um clube dinâmico, com muita vontade”, destacou José Alberto Oliveira após a sua Visita Oficial do Governador. “É um clube muito ligado à comunidade, especialmente às Uniões de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e de Lordelo do Ouro e Massarelos. Com muitas ideias para a comunidade, é um clube que faz falta, e que vai continuar a servir toda aquela população, e não só, também as pessoas de todo o mundo. Fiquei muito feliz por estar naquele clube, e vim de lá, também, encorajado a continuar a trabalhar neste movimento maravilhoso”, disse.

O Rotary Club Porto-Foz pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.