Rotary Club de Ovar
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira visita Ovar e conhece clube atento às causas sociais

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Clube de Ovar, no dia 26 de outubro.

A visita, que começou pela sede do clube rotário ovarense, seguiu para o Centro de Promoção Social do Furadouro, uma instituição fundada pelo Rotary Club de Ovar com o apoio de outras entidades, e que constitui o seu mais importante projeto duradouro. Desde a sua criação, esta instituição tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da Praia do Furadouro e da sua população, e presta a assistência através das suas valências de Creche, Pré-Escolar, CATL, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro Comunitário.

José Alberto Oliveira
José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Ovar pelo Vice-Presidente do Município, Domingos Silva.

De seguida, José Alberto Oliveira visitou o Paka Group, que inclui no seu portefólio empresas especializadas na automatização de processos industriais, bem como na serralharia, metalomecânica, gravação, tratamentos térmicos e de superfície, entre outros. Este grupo empresarial tem-se revelado uma referência na região, e distingue-se pela qualidade dos seus produtos e rigorosos padrões ambientais.

Após uma receção na Câmara Municipal de Ovar pelo Vice-Presidente do Município, Domingos Silva, José Alberto Oliveira visitou o Marco Rotário da cidade, renovado há cerca de um ano.

O Rotary Club de Ovar, fundado em 1962 e atualmente com 24 membros, reuniu o seu Conselho Diretor com José Alberto Oliveira, a quem deu a conhecer os seus projetos e iniciativas. O Governador do Distrito 1970 tomou contacto com um clube ligado à comunidade e às instituições locais, e que convida frequentemente representantes de IPSS e empresários para estarem presentes nas suas reuniões. O clube dinamizou, inclusive, uma campanha de crowdfunding para a aquisição de equipamento de cozinha para uma associação humanitária do concelho, fornecendo recursos e divulgação.

Este clube, que organiza periodicamente palestras subordinadas aos temas mensais do Rotary International, promove igualmente eventos semelhantes dedicados à comunidade local deste município do distrito de Aveiro, como sejam sobre a erosão costeira, ou seminários, como por exemplo de gestão de conflitos.

José Alberto Oliveira
José Alberto Oliveira não quis deixar de destacar a sólida relação do Rotary Club de Ovar com a comunidade.

O Rotary Club de Ovar reconhece anualmente os melhores alunos do concelho com prémios de mérito, e, numa visão de apoio aos jovens, irá organizar uma palestra dedicada às profissões do futuro. Aliás, em maio de 2023, este clube conta reativar o Interact Club de Ovar, de forma a cativar as faixas etárias mais novas para o Movimento Rotário.

É, aliás, a atração de novos membros para o quadro associativo que André Catalão, Presidente do Rotary Club de Ovar, destaca como um desafio em superação. “Temos atraído novos companheiros, e tem corrido muito bem”, disse, salientando a elevada taxa de permanência no clube dos novos membros admitidos.

José Alberto Oliveira não quis deixar de destacar a sólida relação do clube ovarense com a comunidade. “O Rotary Club de Ovar é um clube muito alicerçado na comunidade”, disse. “Tem trabalhado imenso pelas pessoas carenciadas, e onde se destaca o Centro de Promoção Social do Furadouro, que tem sido uma mais-valia social em Ovar. Sem dúvida, um clube exemplar pela sua história e pela sua ligação à comunidade”, concluiu.

O Rotary Club de Ovar pertence ao Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no centro e norte de Portugal.