Rotary Club de Seia Libertação de Águia
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira participa em regresso de águia à Natureza na Visita Oficial ao Rotary Club de Seia

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Seia, no dia 24 de janeiro.

A visita teve início no CISE – Centro de Interpretação Ambiental da Serra da Estrela, com uma ação de sensibilização ambiental orientada pelo biólogo José Conde, com visita às instalações e à horta biológica desta estrutura do Município de Seia vocacionada para a promoção do conhecimento e divulgação do património ambiental da serra da Estrela. O CISE apresenta como objetivos principais promover atividades no âmbito da interpretação da natureza, apoiar a investigação científica, desenvolver projetos de educação ambiental e fomentar o turismo de natureza.

José Alberto Oliveira visitou o CISE – Centro de Interpretação Ambiental da Serra da Estrela, onde teve uma visita às instalações orientada pelo biólogo José Conde.

Ainda no CISE, José Alberto Oliveira pôde depois participar, com o veterinário do CERVAS – Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, Ricardo Brandão, na devolução à Natureza de uma águia de asa redonda. A ave, em sequência de um atropelamento, havia estado em recuperação nesta unidade do Parque Natural da Serra da Estrela dedicada à recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, bem como ao apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das suas populações.

José Alberto Oliveira foi posteriormente recebido na Câmara Municipal de Seia pela Vice-Presidente do Município, Célia Barbosa, e pelo Vereador Cláudio Figueiredo. O Presidente do Rotary Club de Seia, José Simões, destacou a “relação muito boa” entre a Autarquia e o clube, resultando em frutíferas parcerias, com impacto positivo na comunidade senense.

Para tomar contacto com as atividades deste clube serrano fundado em 1987 e atualmente com 17 membros, o Governador reuniu com o Conselho Diretor, num encontro que se revelou proveitoso e de elevada importância para o Rotary Club de Seia, destacou o seu Presidente.

José Alberto Oliveira foi recebido na Câmara Municipal de Seia pela Vice-Presidente do Município, Célia Barbosa, e pelo Vereador Cláudio Figueiredo.

O clube, neste ano rotário, e seguindo as orientações para a “diversidade, equidade e inclusão”, planeou uma série de eventos dedicados a divulgar e debater na comunidade temáticas àquelas associadas. O primeiro dos eventos decorreu em novembro, com a realização de um seminário, que contou com a presença de representantes de uma Comunidade Cigana de Vale Domingos, Águeda, para dar o seu testemunho e real exemplo da plena integração como membros da comunidade onde residem.

Encontram-se planeados mais dois seminários orientados para a diversidade, equidade e inclusão. O primeiro dos eventos será dedicado às Pessoas com Deficiência, e o segundo verá as suas atenções voltadas para a Inclusão da Comunidade Estrangeira, uma vez que Seia alberga um polo do Instituto Politécnico da Guarda, e a comunidade académica conta já com estudantes de outras nacionalidades.

Em articulação com a Escola Guilherme Correia de Carvalho, o Rotary Club de Seia está a promover a instalação de uma Unidade de Ensino Estruturado para alunos com perturbação do espectro do autismo, constituída por uma Sala Snoezelen, e que conta com o financiamento proveniente de várias iniciativas organizadas pelo clube. Entre estas, conta-se a presença no Mercado de Natal, organizado pela Câmara Municipal de Seia, e cujas verbas angariadas pelas vendas reverteram para o projeto.

José Alberto Oliveira com o Presidente do Rotary Club de Seia, José Simões.

O clube atribui anualmente um Prémio de Mérito Escolar a alunos do 12º ano do concelho, sugeridos pelos docentes, com critérios baseados não apenas no rendimento escolar, mas igualmente nas preocupações que o candidato revele, seja a nível social, humanitário ou mesmo ambiental. Como referiu o Presidente do clube, alunos que saibam “dar de si antes de pensar em si”.

Nas últimas edições do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o Rotary Club de Seia associou-se ao certame que conta já com quase três décadas de existência, na atribuição de um prémio em categorias ligadas à Língua Portuguesa, aliando a Lusofonia com as questões ambientais e a promoção do cinema e da região.

O Rotary Club de Seia, que o seu Presidente José Simões destaca como sendo “resiliente” face às adversidades, faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.

O município de Seia, no distrito da Guarda, conta com 25 mil habitantes distribuídos por 21 freguesias e encontra-se situado em plena Serra da Estrela, assumindo-se como a porta de entrada na mais imponente montanha portuguesa, um local privilegiado de encontro com a natureza.

Editado às 10:15 de 01/02/2023 com novas imagens