Rotary Club de Santo Tirso
Rotary Portugal D1970

José Alberto Oliveira, em Santo Tirso, visita Marco do Quilómetro Zero do Caminho de São Rosendo

José Alberto Oliveira, Governador do Distrito 1970, realizou uma Visita Oficial ao Rotary Club de Santo Tirso, no dia 25 de janeiro.

Após uma pequena receção num hotel local, José Alberto Oliveira visitou o Marco do Quilómetro Zero do Caminho de São Rosendo, na freguesia de São Miguel do Couto, local de nascimento daquele santo há 1115 anos. O Caminho Português de São Rosendo, com elevada importância histórica, cultural e religiosa para os Caminhos de Santiago, foi alvo de um projeto que teve início em 2013, com uma colaboração entre o Rotary Club da Maia e o Rotary Club de Ourense, tendo o Rotary Club de Santo Tirso, desde essa data, unido esforços para traçar e sinalizar os caminhos, e dividi-los em etapas. O Rotary Club de Santo Tirso agregou ainda o envolvimento das Autarquias cujos territórios são atravessados por este caminho em território nacional, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Braga, Amares e Terras de Bouro, que em Portugal definem este Caminho, não deixando no entanto de incluir também Celanova, em Espanha, que, como ponto final, sempre esteve presente neste enquadramento global do Caminho de São Rosendo.

José Alberto Oliveira não deixou de percorrer os primeiros passos do Caminho de São Rosendo, atualmente alvo de um projeto de recuperação e sinalização por parte do Rotary Club de Santo Tirso.

O Monumento ao Operário Têxtil, desenhado por um membro do Rotary Club de Santo Tirso, e cuja construção resultou de uma colaboração com a Autarquia, foi o ponto de paragem seguinte desta Visita Oficial do Governador àquele clube inserido numa região de forte tradição industrial na área dos têxteis.

José Alberto Oliveira visitou posteriormente a ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, uma IPSS que acolhe crianças em risco, e com a qual o Rotary Club de Santo Tirso, bem como os Rotaract e Interact Clubs de Santo Tirso, têm uma próxima relação de parceria e colaboração, tanto na melhoria das infraestruturas, como na organização de eventos solidários ou mesmo na animação social através de voluntariado ativo por parte dos membros dos clubes. Esta instituição, fundada em 1992, para além das valências de acolhimento, apoia igualmente centenas de famílias a nível de suporte psicológico, educativo, ou mesmo com outras respostas sociais.

José Alberto Oliveira visitou a ASAS – Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso, uma IPSS que acolhe crianças em risco, e com a qual o Rotary Club de Santo Tirso, bem como os Rotaract e Interact Clubs de Santo Tirso, têm uma próxima relação de parceria e colaboração, tanto na melhoria das infraestruturas, como na organização de eventos solidários, ou mesmo na animação social através de voluntariado ativo.

Na Câmara Municipal de Santo Tirso, José Alberto Oliveira foi recebido pelo Vice-Presidente do Município, Nuno Linhares, com quem trocou cumprimentos. A Autarquia tirsense tem sido uma parceira de longa data do Rotary Club de Santo Tirso, tanto nos seus vários projetos humanitários como noutras realizações. Luís Andrade, Presidente do clube, destacou a colaboração entre as duas entidades para a realização do projeto do Caminho de São Rosendo, ou para a construção do Monumento ao Operário Têxtil.

Já na sede do clube fundado em 1971, e igualmente com a presença dos Presidentes dos Rotaract e Interact Clubs, Francisco Andrade e Beatriz Machado, respetivamente, José Alberto Oliveira reuniu com o Conselho Diretor.

José Alberto Oliveira pôde ainda assistir, posteriormente, a duas admissões ao Rotary Clube de Santo Tirso, que viu aumentado o seu quadro associativo para 34 membros, bem como à entrega de diplomas a alguns beneméritos por colaboração com um bem sucedido programa de Bolsas de Estudo do Rotary Club de Santo Tirso, que auxilia atualmente nove jovens com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa. Esta fundação viu ainda ser entregue, por parte do clube, um cheque com uma doação de 725 euros.

Estiveram também presentes os ex-Governadores Teresinha Fraga, Diamantino Gomes e António Gonçalves Afonso, bem como representantes de diversos clubes rotários do Distrito 1970.

José Alberto Oliveira foi recebido pelo Vice-Presidente do Município, Nuno Linhares, com quem trocou cumprimentos. A Autarquia tirsense tem sido uma parceira de longa data do Rotary Club de Santo Tirso, tanto nos seus vários projetos humanitários como noutras realizações.

No que a projetos diz respeito, o Rotary Club de Santo Tirso conta com a liderança dos dois clubes rotários tirsenses de jovens, Interact e Rotaract Clubs, para um projeto estruturante, a participação no Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorre anualmente. Do valor arrecadado este ano, 20% será simbolicamente entregue à Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, numa cerimónia a decorrer no aniversário do clube, em fevereiro.

Igualmente estruturante para o Rotary Club de Santo Tirso, conforme referiu o seu Presidente Luís Andrade, é o Projeto Gamma Camera, que consiste na doação daquele equipamento médico à Clínica da Mama do Centro Hospitalar do Médio Ave, Santo Tirso, de forma a permitir que a biópsia seletiva do gânglio sentinela possa ser realizada em ambulatório, e assim simplificar a vida familiar das Doentes, ao diminuir a sua ausência do seio familiar. O projeto conta com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, do Rotary Clube da Trofa e da Liga do Amigos do Hospital de Santo Tirso, bem como de doadores particulares e empresariais que se quiseram associar à iniciativa.

José Alberto Oliveira recebeu das mãos de Luís Andrade, Presidente do Rotary Club de Santo Tirso, um cheque com uma doação de 725 euros para a Fundação Rotária Portuguesa.

O clube tem planeadas várias palestras e debates sobre temas de interesse para a comunidade, como a Transição Energética e Neutralidade Carbónica, a Cultura, a Inclusão, e outros, a serem desenvolvidos durante o ano rotário, bem como diversas atividades de companheirismo, com vertente solidária, algumas das quais já realizadas, como foi o caso do Magusto ou o Jantar de Natal.

Luís Andrade, Presidente do Rotary Club de Santo Tirso, no apelo à transformação das fraquezas em forças para assim continuar a imaginar Rotary, cita Winston Churchill: “O pessimista vê dificuldades em todas as oportunidades, mas o otimista vê oportunidades em todas as dificuldades.”

Santo Tirso é um concelho do distrito do Porto, com 68 mil habitantes distribuídos por 14 freguesias. Lugar de antigos mosteiros e afamada doçaria regional, como os jesuítas, Santo Tirso tem uma economia fortemente assente na indústria transformadora, principalmente de vestuário e calçado.

O Rotary Club de Santo Tirso faz parte do Distrito 1970, um dos cerca de quinhentos em todo o mundo, e que abrange mais de noventa clubes Rotary localizados no norte e centro de Portugal.