Artigos do Governador 2020/21

A UNESCO recomenda que os países invistam 15% do seu orçamento público em educação

Queridos Companheiros,

No mês em que O Rotary se dedica a educação básica e alfabetização, importa realçar que a pandemia de Covid-19 afetou com o encerramento de escolas mais de 1.9 mil milhões de crianças em todo o mundo.

A PANDEMIA SILENCIOSA

Podemos dizer que os vírus e as doenças não discriminam ninguém, mas se é certo que os mais jovens podem ter menos probabilidade de ficarem gravemente doentes ou morrerem de Covid-19, isso não os torna imunes às consequências prejudiciais desta pandemia sem precedentes.

De acordo com um estudo levado a cabo pela instituição de caridade e saúde mental Young Minds (Reino Unido), oitenta por cento (80%) dos jovens inquiridos afirmaram que o coronavírus piorou a sua saúde mental. O isolamento e a solidão de crianças e jovens em todo o mundo devido ao encerramento de escolas e consequentes restrições à socialização, têm contribuído para esta nova “pandemia silenciosa” que pode afetar o seu equilíbrio e saúde mental.

O IMPACTO NA GERAÇÃO COVID

Na verdade as crianças mais pobres serão as mais afetadas, simplesmente porque não conseguem acompanhar a dinâmica online, e até em muitos países não voltarão à educação regular, sendo forçadas a trabalhar para sustentar as suas famílias (14 países ainda não ratificaram a convenção da idade mínima da Organização Internacional do Trabalho, pelo que se estima que 152 milhões de crianças em idade escolar serão forçadas a trabalhar após o Covid-19).

A UNESCO recomenda que os países invistam 15% do seu orçamento publico em educação, atualmente 50 países estão a falhar nesta meta. Mais de metade das crianças no mundo (cerca de 900 milhões) são incapazes de ler um simples texto aos 10 anos de idade. Sem ajuda, estas crianças não vão conseguir garantir as competências necessárias para a sua sustentabilidade económica enquanto adultos.

O ROTARY PODE (DEVE) FAZER A DIFERENÇA

Enquanto Rotários podemos e devemos fazer a diferença. Setembro é o mês onde a nossa presença é essencial junto das instituições e das comunidades, o arranque do novo ano letivo vai trazer muitas necessidades. O apoio da The Rotary Foundation e da Fundação Rotária Portuguesa aos projetos dedicados à juventude escolar poderão fazer toda a diferença na vida destas crianças e jovens.

Como disse Malala Yousafzai, Prémio Nobel da Paz, “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo”.

Vamos juntos mudar o mundo!

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de setembro da revista Portugal Rotário