Artigos do Governador 2020/21

Desenvolver o que quer que seja implica ter sustentabilidade na ação

Queridos Companheiros,

Espero que se encontrem todos bem, assim como as vossas famílias.

O mês de Agosto é dedicado ao tema do Desenvolvimento do Quadro Social por Rotary International.

DESENVOLVER É AGIR

Este tema não é um fim em si mesmo, mas antes uma consequência da relevância que o movimento tem na comunidade. Se pretendemos que “algo se desenvolva”, seja uma planta, um negócio, uma amizade, é fundamental que possamos cuidar desse “algo”. Definir objetivos e apontar estratégias para crescer de nada serve se não existir uma missão (propósito) a sustentar esta ideia de “desenvolvimento”. Desenvolver implica agir. Desenvolver o que quer que seja, implica ter sustentabilidade na ação.  

É chegada a altura de levar Rotary às pessoas em vez de insistir em trazer as pessoas até Rotary. Se afirmamos que somos “pessoas de ação”, este é o momento de demonstrar as comunidades que podem contar connosco no apoio e nas ações, desta forma seremos relevantes para aqueles que nos rodeiam, deixando uma marca nas suas vidas.

LEVAR O ROTARY ÀS PESSOAS

Partilho convosco uma experiência que tive neste inicio de ano Rotário, no âmbito da Visita Oficial do Governador ao Rotary E-Club do Distrito 1970.

O clube juntamente com o movimento Rotário solidarizou-se com a “Associação de Amigos da Praia Velha” na limpeza das dunas e da praia de Esmoriz, numa ação em que participaram 20 Rotários e que se juntaram a vários grupos organizados de acordo com as regras da DGS.

Para além dos Rotários, participaram famílias e amigos numa ação em prol do Ambiente, uma nova área de enfoque de Rotary International e que está cada vez mais na ordem do dia. Nesta ação tive a oportunidade no inicio da ação, de explicar aos participantes não Rotários que “este era um momento muito feliz em que o Rotary colocava em prática aquela que era sua essência: pessoas de ação movidas por uma causa, e a ligação entre as várias entidades que uniram esforços nesta missão era uma prova que apesar da pandemia, a solidariedade continua a estar bem viva entre nós”.

Estivemos assim de mãos dadas com a comunidade local numa manhã de sábado. Quando terminamos a nossa atividade, fomos abordados por uma família que estava perto de nós na “apanha do lixo” e que nos perguntava quem eramos? (estávamos identificados com a T-Shirt da Pólio) e o que fazíamos? Nessa altura, expliquei a nossa missão e o que faz qualquer Rotário: dar de si antes de pensar em si. No final desta conversa animada, perguntava-me o patriarca “o que precisava de fazer para conhecer melhor o Rotary?”, nessa altura dei-lhe o meu contacto e desafiei-o “envie-me um email, terei todo o gosto em explicar melhor”.

O que aconteceu comigo acredito que já tenha acontecido com muitos dos Companheiros. Quando levamos o Rotary a comunidade, aumentamos muito a probabilidade de trazer a comunidade ao Rotary. 

É ALTURA DE SERVIR

Apenas com causas e projetos conseguiremos envolver os nossos Companheiros, todos devem ter tarefas e uma missão para cumprir, a participação vai para além das tradicionais reuniões. Hoje necessitamos de uma boa razão para sair de casa, o tempo é um recurso escasso.  

Se cumprirmos de coração com o propósito para o qual nascemos, vamos desenvolver-nos não só como Rotários mas também como pessoas. Afinal era isso que queria Paul Harris, ele estava certo quando dizia que “mais se beneficia quem melhor serve”. Companheiros, é altura de servir.

Vamos Abrir Oportunidades!

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de agosto da revista Portugal Rotário