Artigos do Governador 2020/21

A nossa fundação e hoje uma entidade respeitada que serve como referência em serviços humanitários

Queridos Companheiros,

Novembro é o mês da Rotary Foundation. A ideia do Presidente de Rotary International, Arch Klumph, de abrir um fundo para “fazer o bem no mundo” deu origem em 1917 a Rotary Foundation. Graças à sua visão e dedicação, bem como generosidade extraordinária de rotários de todo o mundo, a nossa Fundação é hoje uma entidade respeitada que serve como referência mundial em serviços humanitários.

Projetos e números

(Dados até 30 de junho de 2019, em us dol)

Pólio Plus

Desde 1988, os rotários e os seus parceiros imunizaram mais de 2,5 mil milhões de crianças contra a pólio. Até junho de 2019, o Rotary tinha já contribuído com 2 mil milhões de dólares para erradicação da doença. Falta agora eliminar a pólio nos últimos dois países onde o vírus ainda é endémico e garantir que não volte a aparecer. Em 2018/19, foram investidos 151,2 milhões de dólares na luta contra a pólio.

Centros Rotary pela Paz

De uma forma continua, a Fundação financia cursos de mestrado e desenvolvimento profissional em seis Centros Rotary. Desde 2002/03, 1.284 bolsistas foram formados nestes Centros e estado a trabalhar em mais de 116 países. Em 2018/19, 94 bolsistas de 43 países iniciaram os seus estudos nos Centros Rotary, num investimento que totaliza a favor do programa 5 milhões de dólares.

Subsídios Distritais

Estes subsídios financiam projetos e atividades de pequena dimensão e de curto prazo relacionados com a missão da Rotary Foundation. Em 2018/19, a Fundação aprovou 494 Subsídios Distritais no valor total de 26,3 milhões de dólares.

Subsídios Globais

São subsídios que financiam projetos e atividades internacionais de grande dimensão que geram resultados mensuráveis e sustentáveis numa das seis áreas de enfoque do Rotary (a partir deste ano serão 7 áreas com o meio ambiente).. As iniciativas incluem projetos humanitários, bolsas de estudos e equipas de formação profissional. Em 2018/19, a The Rotary Foundation aprovou 1.403 Subsídios Globais no total de 86,6 milhões de dólares.

A sua doação é imprescindível

Temos uma fundação de grande transparência e credibilidade (apenas 8% dos fundos são utilizados em despesas de funcionamento), obtendo consecutivamente a pontuação máxima da Charity Navigator’s, uma entidade que avalia a nivel global as fundações. 

A Rotary Foundation necessita do nosso apoio, nesse sentido, incentivo todos os rotários do Distrito 1970 a:

  • Obter um reconhecimento de CONTRIBUINTE ESPECIAL se doar pelo menos 100 dólares
  • Tornar-se num COMPANHEIRO PAUL HARRIS se doar 1.000 dólares;

Esta é altura de sermos solidários, apoiar a nossa Rotary Foundation é essencial para darmos continuidade a visão de Arch Klumph de criarmos projetos capazes de provocar mudanças duradouras na vida das pessoas e das comunidades.

Vamos fazer deste mundo um lugar melhor!

Sérgio Almeida
RC Arouca
Governador do Distrito 1970
2020/21

Artigo do Governador Sérgio Almeida na edição de Novembro da revista Portugal Rotário