Rotary Talks

Desenvolvimento Económico: o futuro constrói-se com a capacidade relacional

União de esforços e uma educação alicerçada nas relações humanas e competências é a receita para o desenvolvimento económico e comunitário. Esta foi a conclusão do Rotary Talks de quarta-feira, dia 28 de outubro, uma iniciativa em que o Governador Sérgio Almeida contou com a intervenção de oradores de Portugal, França – com Andreas Schleicher, da OCDE – e Argentina, bem como quase uma centena de participantes que assistiram, em direto, no Zoom e no Facebook.

Andreas Schleicher, diretor do Programa de Educação e Capacidades da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), abordou a perspetiva da educação no desenvolvimento. “Aprender é uma atividade relacional e é algo que tem faltado nesta crise”, e é daí que os jovens podem aprender a distinguir factos de opiniões, algo que “9% dos jovens que sai do sistema de ensino não sabe fazer”. Forçada pela crise pandémica a acompanhar a inovação que há muito se fazia sentir noutros sectores sociais, a educação deve ter a noção que o futuro vai sempre surpreender-nos”. Usando a analogia de uma bússola orientadora, Andreas Achleicher indicou que, apesar de “ser preciso saber as matérias”, os professores e o sistema de educação precisam “de conhecer os alunos e criar relações. É esse o futuro da educação. E, em Portugal, isso acontece pouco”, apontou. Ensinar a pensar, a ser criativo é o caminho, até porque, advoga, “distinguir entre o certo e o errado é o que nos separa da inteligência artificial”.

E o certo, no entender de Luís Miguel Ribeiro, Presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e também Rotário, é a “união entre empresários para encontrar soluções à dimensão que o desafio de hoje exige”. Reconhecendo que nos últimos dois/três trimestres o sector “regrediu o que recuperou numa década, ao nível da capacidade exportadora”, o dirigente não tem dúvidas que o sector vai reagir. “Os nossos empresários já mostraram ter capacidade de se readaptar. Na última crise que tivemos os empresários foram parte da solução”, lembrou, acrescentando ainda que as empresas precisam de ser ouvidas na construção das soluções, até porque “se não houver quem pague impostos, não há Estado para distribuir apoios sociais”.

Também de união de esforços versou o testemunho de  Constanza Sena, empresária e diretora da União Industrial da Província de Buenos Aires. Mas da união entre homens e mulheres, apelando a uma mudança de paradigma, nomeadamente “na família”. “O melhor é a partilha do conhecimento e o equilíbrio entre homens e mulheres. O mundo precisa que as mulheres acompanhem o desenvolvimento social”, vincou a também Governadora do Distrito Rotário 4905, elencando ainda as dificuldades económicas atuais da Argentina.

Nós, Rotários, aprendemos sempre com os outros porque quando nos damos recebemos do outro. Damos o melhor de nós e espalhamos riqueza”, sentenciou o Governador Sérgio Almeida.

“Vocês têm uma missão muito importante e os vossos valores vão-nos ajudar no desenvolvimento”, considerou Andreas Schleicher, sobre os Rotários. O Rotary Talks é uma iniciativa mensal e tem como parceiros a Católica Porto Business School, Fundação AEP, com transmissão em direto no Zoom e no Facebook do Distrito Rotário 1970