VOG

VOG ao RC Coimbra-Olivais mostra clube a trabalhar no fomento da cooperação e rejuvenescimento do quadro social

No passado dia 17 de julho, o Rotary Club Coimbra-Olivais recebeu a Visita Oficial do Governador (VOG). O evento juntou o Governador Duarte Besteiro e contou com a presença da Presidente do clube, Margarida Carvalho, e da Assistente do Governador, Isabel Garcia, bem como outros membros rotários.

Reunião no Grupo Bluepharma

A programação da VOG iniciou-se com uma visita às novas instalações do Grupo Bluepharma, uma destacada empresa do setor farmacêutico conhecida pela sua inovação e empreendedorismo. O grupo atua em toda a cadeia de valor do medicamento, desde a investigação e desenvolvimento até a comercialização. Durante a visita, o Governador Duarte Besteiro teve a oportunidade de se reunir com a administração da empresa, incluindo a companheira rotária Maria Isolina Mesquita. Nesse encontro, o Governador destacou a importância do movimento rotário em Portugal e no mundo, entregando à administradora Maria Isolina Mesquita um exemplar da última edição da Revista Portugal Rotário e uma flâmula alusiva ao ano rotário 2023-2024, uma oferta que será transversal durante o ano.

O Grupo Bluepharma emprega atualmente mais de 700 trabalhadores e gera uma faturação de aproximadamente 54 milhões de euros. Notavelmente, mais de 89% de sua produção é destinada ao mercado externo. Além de seu sucesso económico, a empresa mantém uma política de responsabilidade social ativa, buscando contribuir positivamente para a comunidade e o meio ambiente.

Visita ao Grupo Bluepharma

Após a visita à Bluepharma, teve lugar a habitual reunião do Conselho Diretor do RC Coimbra Olivais. Durante a reunião, a Presidente Margarida Carvalho apresentou os principais objetivos para o novo ano rotário. Entre eles, destacam-se a admissão de 3 novos companheiros ao longo do ano e o lançamento de 3 novos projetos.

Os projetos propostos pelo clube são o “Kuida Di Bo, Mudjer” em Cabo Verde, com foco na promoção da saúde sexual e reprodutiva das mulheres; o “Projeto Coimbra – Cidade da Compaixão”, que visa tornar a cidade de Coimbra mais saudável, inclusiva e compassiva; e o “Projeto Roseiral da Rainha Santa Isabel” cujo objetivo é construir um roseiral em homenagem à Rainha Santa Isabel, incorporando as dimensões ambiental e social da sustentabilidade.

Saudação às Bandeiras no jantar de companheirismo da VOG

Uma das prioridades estabelecidas pelo RC Coimbra Olivais é a criação de um novo clube Rotaract associado à Universidade de Coimbra. Além disso, a cooperação com outros clubes rotários será uma peça-chave para o clube, com colaborações planeadas desde já, como a parceria com o Rotary Club Albergaria-a-Velha, que incluirá uma palestra Rotalks sobre o tema “Crescer saudável dos 0 aos 3 anos”.

A VOG encerrou com um habitual jantar de companheirismo, onde vários clubes do Distrito 1970 marcaram presença. Durante o jantar, foi admitida uma nova companheira ao RC Coimbra Olivais.

No discurso de encerramento, o Governador Duarte Besteiro realçou a importância da retenção dos associados nos clubes rotários, através de uma cultura mais humanista e acolhedora, que inspirasse esperança em todos os rotários. O reforço do quadro social foi abordado como um fator fundamental para o rejuvenescimento e o futuro dos clubes rotários.

A Visita Oficial do Governador ao RC Coimbra Olivais foi um sucesso e mostrou o compromisso da instituição em promover a amizade, a cooperação e o impacto positivo nas comunidades. Os rotários estão ansiosos para colocar em prática os projetos propostos e fortalecer ainda mais o movimento rotário em Portugal e no mundo.