Rotary Portugal D1970, VOG

Casa cheia para última VOG do ano rotário 2023/2024

No dia 5 de março de 2024, o Rotary Club Gaia Sul recebeu a última Visita Oficial do Governador do Distrito 1970, Duarte Besteiro. A Presidente do Clube, Manuela Rocha, e a Assistente do Governador, Madalena Lima do RC Águas Santas-Pedrouços, acompanharam o evento.

A Visita Oficial do Governador iniciou-se com uma deslocação às instalações do Centro Infantil de Crestuma da Cruz Vermelha Portuguesa, um local dedicado ao cuidado de cerca de 150 crianças, com idades entre 4 meses e 12 anos. Durante a visita, foi destacada uma sala que recentemente foi alvo de um projeto implementado pelo RC Gaia Sul. O projeto consistiu na aquisição de equipamentos e mobiliário, visando equipar o espaço utilizado diariamente por várias dezenas de crianças de tenra idade.

Seguiu-se uma reunião de trabalho com o Conselho Diretor do clube. Manuela Rocha, Presidente do RC Gaia Sul, apresentou o plano de atividades para o ano rotário em curso, enfatizando a estabilização e o reforço do quadro social como objetivos principais. Neste contexto, foram admitidos 3 novos companheiros. Projetos recentes, como a equipagem de uma creche em Vila Nova de Gaia, bem como iniciativas contínuas, como o Prémio Mário Laredo e o Prémio Helena Sá e Costa, foram destacados. 

À noite, ocorreu o tradicional jantar de companheirismo, que contou com a participação de 44 clubes rotários. No seu discurso de encerramento, o Governador Duarte Besteiro parabenizou o RC de Gaia Sul e os novos companheiros, resumindo a sua visita aos 90 clubes do Distrito. Ele enfatizou a importância dessas visitas como fortalecedoras do companheirismo e amizade entre rotários e comunidades. O Governador abordou ainda a relevância dos clubes rotários nas suas comunidades e apresentou indicadores sobre a evolução do Distrito 1970 nos primeiros 8 meses do ano rotário atual, encerrando com uma mensagem esperançosa para todos os rotários do Distrito 1970.