Dia Mundial de Combate à Poliomielite, 24 de outubro, assinalado com evento solidário no Porto
No próximo dia 24 de outubro, pelas 21h, o Clube Fenianos Portuenses, no Porto, será palco de um evento para assinalar o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, celebrado anualmente nessa data. Esta iniciativa conjunta será organizada por seis clubes rotários do Distrito 1970 – Rotary Clubs de Águas Santas-Pedrouços, Douro-Saúde, Leça do Balio, Maia, Senhora da Hora, e Porto Foz – e visa reforçar o compromisso do Rotary International com a erradicação desta doença.
O programa do evento inclui uma palestra do historiador Joel Cleto, que apresentará uma perspetiva sobre a “História da Saúde: A Evolução da Assistência Médica e Hospitalar no Porto”. Para além desta apresentação, os presentes poderão ainda apreciar um interlúdio musical protagonizado pela pianista Cristina Margotto e pelo violinista Jorman Torres, que irá proporcionar, segundo a organização, momentos de arte e reflexão.
Uma caixa para donativos estará disponível durante o evento, o que permitirá aos presentes fazerem parte da campanha global de erradicação da poliomielite, através das suas contribuições. Todos os fundos angariados serão integralmente destinados a esta causa.
A organização convida todos os clubes rotários do Distrito 1970 a promoverem esta iniciativa junto dos seus membros e a estarem presentes. Desta forma, pretende ser garantida uma forte adesão e visibilidade das ações do Rotary no combate à poliomielite, e, consequentemente, um reforço desta campanha.
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. O seu vírus, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a poliomielite pode ser prevenida através da vacina, que já foi usada pelo Rotary e pelos seus parceiros para imunizar mais de 2,5 mil milhões de crianças no mundo inteiro. Graças a este esforço, o número de casos de poliomielite foi reduzido em 99,9% desde 1988.
O Distrito 1970 é constituído por 91 Rotary Clubs e 30 Rotaract Clubs no Norte e Centro de Portugal, e faz parte do Rotary International, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo.
Com 119 anos de história, o Rotary conta hoje com 1,4 milhões de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros, sendo o Distrito 1970 um dos 530 existentes.