Artigos do Governador 2021/22

“Os Rotários gostam de desafios!”

“Os Rotários gostam de desafios! Um navio está seguro no porto mas não foi para isso que os navios foram feitos! Eles precisam de navegar pelos largos oceanos! A vida trata-se de aventura e não de manutenção!” Assim é, de facto. Segundo as palavras do Presidente Shekhar, o destino de um navio é sulcar os mares, enfrentar vagas alterosas quando as houver, mas sempre com o objetivo de cumprir o seu destino. Atingir o ponto de chegada é importante? Não! O importante é aparelhar o barco, reforçar a fé de marinheiro, dizer adeus ao cais e cortar as ondas sem desanimar e ir percorrendo o caminho!

Esta é a metáfora para aquilo que somos, nós, Rotários, e para aquilo que se espera que façamos. E foi este o desafio que Shekhar Mehta, Presidente de Rotary International 2021-2022, nos lançou na cerimónia de abertura da
Assembleia International, em Orlando, em fevereiro deste ano.

12 meses! É o tempo que temos pela frente
para prepararmos o nosso barco e iniciarmos a viagem! É o tempo que temos pela frente para podermos responder e concretizar o nosso destino de SERVIR!

Caros companheiros do Distrito 1970, são desafiadoras as “ondas” que nos pedem para sulcar, mas não são impossíveis! Faço também meus os desafios que o nosso Presidente Shekhar Mehta nos faz: vamos expandir o nosso Serviço Rotário, fazendo crescer o movimento! Precisamos de criar mais clubes no nosso Distrito e aumentar o número de associados. Basta que “EACH ONE BRING ONE”, tal como pede o nosso Presidente Shekhar e, assim, também o nosso Distrito se tornará mais forte ganhando capacidade para ampliar ainda mais o nosso campo de ação.
Vamos aumentar as contribuições para a The Rotary Foundation! Vamos olhar para além do horizonte e contribuir para que TODOS possam ter oportunidades para crescer e viver com dignidade! Não devemos, contudo, esquecer que também precisamos de cuidar do ambiente que nos rodeia. Não é por acaso que este ano foi introduzido o Ambiente como mais uma área de enfoque. Assim, criemos projetos que promovam a sua preservação, que promovam a sua sustentabilidade! Neste campo, sinto-me particularmente sensibilizado para a questão da água, bem essencial na nossa vida! A água, fonte de vida! Sem água não há alimentos! Sem água não há saúde! A falta de água é geradora de conflitos! Esta é uma preocupação que devemos ter constantemente!
Companheiros, não posso deixar de vos expressar que tudo farei para dignificar o nosso Distrito, bem como, naturalmente, o movimento Rotário. Quero também deixar o compromisso de que o Distrito poderá SEMPRE contar
comigo bem como com toda a Equipa Distrital que comigo colabora nas diferentes áreas.
Estreitaremos ainda mais os laços com o Distrito 1960, na pessoa do companheiro e amigo Governador Paulo Martins, e, pela minha parte, sempre procuraremos falar a uma só voz. Vamos partilhar projetos e fazer ações de companheirismo conjuntas. Vamos, todos, em uníssono, procurar modos de SERVIR!

Como todos sabemos, o Rotary é continuidade. Assim, também quero manifestar a minha gratidão ao Governador Sérgio Almeida pelo excelente trabalho que desenvolveu, este ano, em prol de Rotary International e do Distrito que tão bem serviu. O Distrito 1970 é agora mais dinâmico. Provavelmente, ainda nos iremos deparar com a necessidade de recorrer aos meios digitais para levarmos a cabo o nosso trabalho. Não nos deixemos desanimar, pois se, por um lado nos faltar a presença física dos companheiros, por outro lado teremos sempre a sua disponibilidade
para cooperar nos projetos que sonharmos. É incerto o tempo que se avizinha, por isso, companheiros, não vou dizer-vos que o ano que nos espera será “um mar de rosas”. Mas vamos cortar as ondas sem desanimar! Citando as palavras de Shekhar Mehta, TOGETHER WE CAN, TOGETHER WE WILL!
Juntos, alcançaremos grandes feitos no SERVIR
PARA TRANSFORMAR VIDAS!