Rotary Portugal D1970

Mensagem do presidente de Rotary Internacional | outubro 2023

A OMS denominou 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental. Como o Rotary está dando foco especial à saúde mental neste ano, gostaria de responder à pergunta que me é feita com frequência durante minhas viagens: como meu clube pode participar?

Há alguns exemplos maravilhosos de associados que entraram em ação. Nas Filipinas, o Rotary Club de Tiaong-Hiyas realizou um desafio de 12 semanas voltado a mães para promover exames básicos de saúde e um estilo de vida mais saudável.

No final, elas acabaram criando um vínculo especial e decidiram formar um Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) chamado Ilaw ng Tahanan, com o objetivo de envolver mais mães no apoio à saúde e bem-estar. Posteriormente, espera-se que elas também deem suporte a serviços para jovens, como prevenção da gravidez precoce e combate ao uso de substâncias prejudiciais à saúde. Quase um ano depois, o NRDC está se preparando para abrir seu próprio centro de saúde, onde as mães poderão obter apoio.

Outro belo exemplo é no Colorado. No outono de 2021, um pequeno grupo do Rotary Club de Highlands Ranch formou o Rotary Club de Colorado Endowed Fellowship for Pediatric Mental Health, que auxilia o Hospital Infantil do Colorado a recrutar e treinar profissionais da área de psiquiatria pediátrica e permite à rede hospitalar realizar consultas adicionais. Isso diminui a escassez de profissionais de saúde e expande a prestação de cuidados mentais para as crianças.

Desde então, o projeto trouxe novos apoiadores e agora é totalmente financiado com um subfundo de US$ 500.000 do Fundo de Dotação. O retorno de investimento desta doação é suficiente para cobrir uma bolsa de estudos para psicólogos ou psiquiatras no Hospital Infantil, sendo que, a partir de 2024, um bolsista será selecionado a cada um ou dois anos. Com o passar do tempo, um grupo de profissionais estará habilitado a tratar crianças no Colorado e estados vizinhos.

Há uma série de projetos de saúde mental inspiradores no Rotary Showcase, e te convido a compartilhar suas experiências por meio deste canal assim que iniciar seus próprios projetos. Desde já, sinta-se à vontade para enviar suas opiniões e ideias sobre saúde mental para mindhealth@rotary.org.

No dia 10 de outubro, realizarei uma live no Facebook para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, onde falaremos como os associados do Rotary podem iniciar essa jornada. Antes de terminar, quero mencionar uma maneira pela qual todos os associados podem fazer a diferença.

Neste exato instante, há alguém que você conhece no Rotary — seja no seu clube, em um Grupo de Companheirismo ou Grupo Rotary em Ação — que se beneficiaria do tempo e atenção que você tem para ofertar. O Rotary é uma rede global de amigos, e isso significa que precisamos procurar estar disponíveis para ajudar uns aos outros.

Como associados do Rotary, descobrimos diariamente as conexões que nos unem. O Rotary sempre foi assim, e podemos ir longe por meio da ajuda mútua para que cada um de nós encontre a paz.

Precisamos aprender a perguntar não apenas “Como você está?”, mas “Como você está, de verdade?”. Agindo assim, o Rotary continuará Criando Esperança no Mundo.

Gordon McInally

Presidente, 2023-24