Estudantes de optometria da Universidade do Minho realizam rastreio visual com apoio do RC Celorico de Basto
Sob a liderança do Rotary Club de Celorico de Basto e orientação do Professor Doutor Jorge Jorge, 26 alunos do 3º ano da licenciatura em Optometria e Ciências da Visão da Escola de Ciências da Universidade do Minho levaram a cabo uma importante iniciativa, em Celorico de Basto.
O objetivo desta ação foi realizar um rastreio visual abrangente a todos os alunos do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, tanto de Celorico de Basto como de Mondim de Basto. Esta é uma medida crucial para detetar eventuais problemas de visão numa fase precoce, permitindo assim intervenções e tratamentos adequados o mais cedo possível.
A iniciativa contou com a colaboração da EPAESN (Escola Profissional Amar Terra Verde), do Agrupamento de Escolas de Celorico e de Mondim de Basto, da Câmara Municipal de Celorico de Basto e da Equipa de Saúde Escolar da Unidade de Cuidados na Comunidade “Mãos Amigas”.
A ação foi um exemplo de colaboração entre entidades locais e educacionais, e uma demonstração do compromisso do Rotary Club de Celorico de Basto e da Universidade do Minho com a saúde visual das crianças da região.
Este esforço conjunto destaca a importância de cuidar da saúde visual desde tenra idade, garantindo um desenvolvimento saudável e bem-estar para todas as crianças.