Rotary Portugal D1970

Mensagem do presidente de Rotary Internacional | novembro 2023

No ano que vem, o Rotary dará um passo importante para apoiar a consolidação da paz no Oriente Médio e Norte da África ao iniciar o recrutamento para o nosso mais novo Centro Rotary pela Paz, na Bahçeşehir University (BAU), em Istambul.

Uma série de eventos programada para o próximo ano divulgará o novo centro de estudos e o trabalho pró-paz do Rotary. A Convenção do Rotary International de 2024, em maio, marcará os 25 anos desde que os primeiros Centros Rotary pela Paz foram anunciados — coincidentemente em Singapura, na Convenção de 1999. O processo de seleção do primeiro grupo de Bolsistas Rotary pela Paz da BAU começa em 2024, e os candidatos selecionados iniciarão os estudos no início de 2025.

Desde a sua instauração, o programa dos Centros Rotary pela Paz formou aproximadamente 1.700 bolsistas que estão trabalhando em cerca de 140 países na criação de um mundo mais pacífico. É claro que isso merece ser comemorado, mas os bolsistas Rotary pela paz são mais do que um dado estatístico. Suas ações colaboram, e continuarão colaborando, para Criar Esperança no Mundo.

Exemplos não faltam. Jennifer Montgomery e Gorett Komurembe — bolsistas da Makerere University, em Uganda — são cofundadoras da iniciativa Magenta Girls. Esta ONG internacional dá ferramentas e suporte a meninas e jovens mulheres ugandenses para que superem as normas sociais impostas à comunidade feminina, a pobreza geracional, a violência baseada em gênero e, também, traumas diversos, como o provocado pelo tráfico humano.

Ndzi Divine Njamsi, outro bolsista da Makerere, está compartilhando com seus próprios alunos, nos Camarões, o que aprendeu sobre paz positiva. Ele se interessou pelo programa do Rotary de ativador de paz positiva após presenciar o extremismo, o discurso de ódio on-line e a violência no seu país. Após concluir os estudos, ele levou seu aprendizado para a faculdade de administração Yaoundé International Business e a outras organizações do país centro-africano.

O mundo precisa de mais pessoas como essas que se formam em Makerere e nos outros Centros Rotary. Todos nós podemos promover a paz incentivando trabalhadores locais desta área a aprenderem mais sobre o Rotary e se candidatarem à bolsa. Os associados do Rotary também podem orientar os candidatos ou trabalhar com os que já se formaram, os quais, provavelmente, têm uma iniciativa que se beneficiaria da sua ajuda.

Vale lembrar que os Centros Rotary na América do Norte, Europa, África, Austrália e Ásia precisam de suporte financeiro. O programa da BAU foi possível graças à generosa doação de US$ 15,5 milhões da Otto and Fran Walter Foundation à Fundação Rotária.

O novo centro oferecerá o programa de aperfeiçoamento profissional, com duração de um ano, na área de paz e desenvolvimento para bolsistas dedicados à construção da paz no Oriente Médio e Norte da África.

Devemos perseverar para o advento da paz, pois ela é o solo fértil onde a esperança cria raízes. Como em qualquer jornada, só podemos dar um passo de cada vez. Então, que esses sejam passos que daremos juntos!

Gordon McInally

Presidente, 2023-24