Rotary Portugal D1970, VOG

Governador do Distrito 1970 destaca compromisso do Rotary Club de Valença

No dia 2 de novembro, o Governador do Distrito 1970, Duarte Besteiro, efetuou a visita oficial ao Rotary Club de Valença, participando de uma série de eventos e reuniões que destacaram o empenho e os valores comunitários.

A visita iniciou-se com a deslocação às instalações da APPACDM de Valença, uma instituição reconhecida com a Medalha de Mérito Municipal em 2020 devido ao serviço de excelência em prol dos cidadãos com deficiência e suas famílias. A visita permitiu conhecer as novas instalações em fase final de construção, as quais proporcionarão condições superiores para acolher mais utentes e promover atividades mais adequadas. No encerramento, o Governador elogiou o trabalho da instituição, entregando uma flâmula e a peça institucional do atual ano rotário à Direção, representada pela Dra. Helena.

O itinerário prosseguiu com uma visita ao Núcleo Museológico de Valença, um espaço dedicado à preservação da memória cultural local e ao resgate de momentos históricos marcantes da região.

Posteriormente, houve uma reunião de trabalho com o Conselho Diretor do clube, na sede do Rotary. Durante esta reunião, diversos temas importantes foram abordados, incluindo a situação atual do quadro social, considerando a admissão de 2 a 3 novos membros durante o ano rotário em curso. A discussão sobre a Rotary Foundation e a Fundação Rotária Portuguesa também ocupou parte da reunião. Além disso, os projetos planeados pelo clube para o ano rotário incluíram eventos para arrecadação de fundos para a erradicação da poliomielite, a realização de um RYLA, apoio às atividades da Universidade Sénior e a Gala Rotária, um evento de grande impacto em Valença, homenageando alunos, profissionais e empresas locais.

À noite, ocorreu o jantar de companheirismo, com a participação dos clubes padrinhos, RC Monção e RC Viana do Castelo. No discurso de encerramento, o Governador parabenizou o RC Valença por seus 43 anos de serviço à comunidade, agradeceu o apoio do município aos projetos do clube, e destacou a importância do mês de novembro dedicado à Rotary Foundation. Ele ressaltou o impacto significativo da fundação ao longo de mais de 100 anos, criando esperança no mundo através da cultura de doação dos rotários e não-rotários.