Rotary Portugal D1970, VOG

Governador do Distrito 1970 celebra compromisso comunitário em visita ao Rotary Club de Tondela

No dia 31 de outubro, o Governador do Distrito 1970, Duarte Besteiro, realizou a visita oficial ao Rotary Club de Tondela, um dia repleto de eventos marcantes que sublinharam o empenho e a participação ativa do clube na comunidade.

O dia teve início com a visita à Câmara Municipal de Tondela, onde foram recebidos pela Presidente Fátima Carla Antunes. Durante o encontro, foi realçado o papel vital desempenhado pelo RC de Tondela ao longo dos seus quase 20 anos de existência na comunidade. 

A Presidente expressou o apoio contínuo do município às iniciativas locais do clube, ao que o Governador Besteiro agradeceu, reiterando o compromisso do RC Tondela em servir a comunidade. A visita terminou com a troca de lembranças, incluindo a entrega de uma edição recente da Revista Portugal Rotário e uma flâmula alusiva ao tema rotário do ano: “Crie Esperança no Mundo”.

Posteriormente, o Governador e os membros realizaram uma visita guiada às instalações dos Bombeiros Voluntários de Tondela, que celebravam o seu centenário. Duarte Besteiro elogiou o trabalho dos Bombeiros Voluntários, entregando uma flâmula e a peça institucional do atual ano rotário à direção da instituição.

Prosseguindo, o Governador reuniu-se com o Conselho Diretor do clube. Foram discutidos temas essenciais, destacando-se a necessidade de reforçar o quadro social a longo prazo. Além disso, os projetos planeados receberam atenção especial, com destaque para a potencial criação de um clube Interact e a Universidade Sénior do clube, que tem um impacto significativo na comunidade. Outros temas abordados incluíram a concessão de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior e o Banco de Ajudas Técnicas do RC Tondela, que consiste maioritariamente em cadeiras de rodas e camas articuladas.

O dia culminou com o jantar de companheirismo, com a presença do clube padrinho, o RC Viseu. No seu discurso de encerramento, o Governador Duarte Besteiro elogiou o serviço prestado pelo clube à comunidade e salientou o papel crucial que um rotário deve desempenhar como um agente de mudança, para que o Rotary seja reconhecido não apenas pela sua existência, mas sim pelas contribuições significativas à sociedade, honrando assim o tema do ano: “Crie Esperança no Mundo”.