Inês Teixeira
Rotary Portugal D1970

Maestrina Inês Teixeira dirige Orquestra do Distrito de Braga na 40ª Conferência do Distrito 1970

A 40ª Conferência do Distrito 1970, que se realiza em Braga entre os dias 19 e 21 de maio, vai contar com uma atuação da Orquestra do Distrito de Braga, dirigida pela maestrina Inês Teixeira, no final da tarde de sábado.

A história da Orquestra do Distrito de Braga remonta à criação da Orquestra de Câmara do Distrito de Braga, em 1992. Durante 30 anos, desenvolveu atividade regular, especialmente nos primeiros anos em que realizou inúmeros concertos, executando um variado reportório, muitas vezes com a participação do Coro Sinfónico da Orquestra de Câmara do Distrito de Braga. Após uma paragem durante a pandemia, sofreu uma reestruturação.

A Orquestra do Distrito de Braga foi dirigida pelos maestros António Baptista (Portugal), Adailton Pupia (Brasil), David Rahn (Venezuela), Diogo Costa (Portugal) Florin Totan (Roménia), German Cáceres (El Salvador), Inês Teixeira (Portugal), Jan Wierzba (Portugal) e Paul Phillips (EUA), tendo ainda atuado com inúmeros solistas.

A orquestra não tem maestro titular mas conta com a co-direção artística do maestro Diogo Costa e da maestrina Inês Teixeira, que dirige este concerto.

Inês Teixeira é uma artista multifacetada, que, além de assegurar a co-direção artística da Orquestra do Distrito de Braga, é professora no Conservatório de Guimarães. Defensora da Educação pela Arte, dedica-se a projetos de arte com a comunidade, ao liderar seminários que ligam a voz e o movimento. Estudou direção no Conservatorium Maastricht e na Universidade de Aveiro.

O seu trabalho distingue-se pela criatividade, o uso de linguagem não verbal e a busca constante por novas estratégias de aprendizagem e ensaio, que se espelham na unicidade das performances que dirige.

Desde 2020, com a artista plástica Marjet Zwaans, Inês Teixeira cria e dirige a digressão da obra Correspondence for Choir, uma performance em constante transformação que convida o público a conectar-se com o meio e interpretar as formas do ambiente que as rodeia.

Em 2019-2020 colaborou com a Opera Zuid como maestrina. No mesmo ano, participou no laboratório da European Opera Academy, em Vilnius.

Presente no norte e centro do país, o Distrito 1970 do Rotary International conta atualmente com cerca de noventa clubes rotários. Terá a sua 40ª Conferência Distrital no Altice Forum Braga, dedicada ao importante tema da Diversidade, Equidade e Inclusão, entre os dias 19 e 21 de maio. Pelo seu palco irão passar oradores convidados das mais diversas áreas.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades e no mundo. Com 118 anos de história, conta hoje com 1,4 milhão de membros em todo o mundo, sempre disponíveis para servir os outros.